Recuperação de crédito: 3 dicas valiosas para sua empresa

3.04.2023 | Negócios

Com a crise econômica e a alta do desemprego no Brasil, possuir clientes inadimplentes se tornou algo comum em muitas empresas. Nesse cenário, a recuperação de crédito surge como uma excelente opção para que instituições de diferentes segmentos resolvam suas pendências com clientes não pagadores.

O alto índice de inadimplência é um problema recorrente e não é de hoje. Recentemente, um levantamento da Serasa mostra que, em janeiro de 2023, o índice de brasileiros com dívidas nas empresas voltou a crescer.

Por isso, encontrar meios de contornar essa situação é fundamental. Sobretudo porque esse é um fator prejudicial não apenas para o cliente que perde seu poder de compra. Mas, também para a saúde financeira das empresas que ficam com déficit por não receber por aquilo que foi vendido.

Ainda não sabe o que é ou como funciona a recuperação de crédito? Então acompanhe conosco essa leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto.

O que é recuperação de crédito?

Como o próprio nome sugere, recuperação de crédito trata-se de um procedimento que foca na reparação de dívidas. Não receber os valores devidos de clientes, é um problema que gera muitos riscos para as empresas.

Além disso, segundo a CNDL, a inadimplência atinge 4 entre 10 brasileiros adultos. O número de dívidas em atraso no Brasil, em abril deste ano, cresceu 18,42% em relação ao mesmo período do ano passado. A dívida com os bancos é, de acordo com a confederação, o principal motivo da inadimplência: 63,8% do total.

De problemas nas relações com fornecedores e parceiros, a dívidas em bancos credores. Os transtornos são os mais diversos possíveis.

Desse modo, para evitar esse tipo de situação, adotar a recuperação de crédito como estratégia para manter a saúde financeira da empresa em dia é essencial.

Como funciona?

Quando uma dívida está próxima de caducar, muitas organizações optam por transferir a pendência para recuperadoras de créditos. Estas, por sua vez, são empresas especializadas que se encarregam de fazer a negociação junto aos devedores.

A negociação pode ser feita via telefone, e-mail, contato de whatsapp e as empresas podem optar ainda por alguma plataforma específica de recuperação de crédito que contempla diversos canais.

Quando a transferência da dívida é feita, o valor da pendência normalmente não se altera. O que muda são as condições de pagamento. Geralmente, a recuperadora faz ofertas diretas de quitação ao cliente inadimplente.

Principais vantagens da recuperação de crédito

Por meio da recuperação de crédito, a empresa consegue reaver valores que antes eram considerados perdidos. Segundo estudo do Serasa Experian, cerca de 51% das dívidas negociadas por meio desse tipo de estratégia são pagas em até 60 dias.

Consequentemente, isso é algo que ajuda a melhorar a receita da sua empresa. Além disso, adotando a recuperação de crédito, sua empresa também garante como vantagens:

  • Economia de tempo: a recuperadora cuida dos inadimplentes enquanto sua empresa se preocupa em captar clientes e escalar seu negócio;
  • Isenção de exposição e constrangimentos: com a recuperação de crédito feita por terceiros, sua empresa não gera um marketing negativo por parte dos inadimplentes, se isentando de qualquer situação que possa comprometer a imagem do seu negócio;
  • Manutenção do capital de giro saudável: através do retorno do crédito para restituição do patrimônio.

3 dicas de recuperação de crédito na sua empresa

Para implementar a recuperação de crédito na sua empresa, é importante ter ferramentas que auxiliem em todas as etapas. Desde o primeiro contato com o cliente, até o fechamento da negociação em si. Por isso listamos 3 dicas que podem te ajudar.

1. Faça um mapeamento dos devedores

Esse tipo de análise lhe dá um norte sobre quais os clientes que devem ser abordados. Mais do que apenas mostrar quem está devendo para o seu negócio, esse mapeamento também irá mostrar os tipos de dívidas e há quanto tempo que o cliente está com dívida.

Dependendo da ferramenta utilizada, até mesmo o perfil de pagador do consumidor é possível obter.

2. Entenda seus clientes

Diversos fatores podem contribuir para a inadimplência. Os últimos dois anos, por exemplo, representaram um grande baque financeiro para a econômica como todo.

Logo, busque entender a situação e buscar formas de negociação amigáveis, até mesmo para preservar a sua clientela.

3. Aposte na tecnologia

Por meio de ferramentas de recuperação de crédito é possível otimizar todas as etapas do processo. Elas permitem que você crie um grande banco de dados com o histórico dos seus clientes, agilizando a criação de propostas.

Além disso, existem inovações que permitem que os clientes fechem acordos a qualquer momento do dia. Assim, é possível alcançar mais resultados, mas sem precisar investir em grandes equipes de negociação.

A QuiteJá, por exemplo, oferece hoje ao mercado uma plataforma que torna a renegociação digital de dívidas ainda mais fácil! Isso porque, a plataforma se encarrega de todo o processo de negociação. Tudo isso de forma intuitiva facilitando a interação com o cliente durante todo o processo de negociação.

A recuperação de crédito pode ser uma grande aliada para a saúde financeira do seu negócio. Então não deixe de utilizar essas dicas dentro do seu negócio.

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