Rede neural: o que é e como aplicar esta tecnologia

27.07.2020 | Tecnologia

Que a tecnologia vem avançando a passos largos não é novidade. Porém, o que muita gente não sabe é como boa parte desses avanços acontece. No caso de análise rápida de dados e de tomada de decisões, tecnologias que se apoiam no uso de uma rede neural para avaliar informações destacam-se como uma das principais possibilidades para negócios serem mais competitivos.

Com o investimento em redes neurais, a instituição consegue compreender com mais precisão as melhores formas de atender às demandas do seu mercado. O empreendimento terá um conhecimento mais profundo de seu público-alvo e o que é necessário para estruturar serviços de maior qualidade. Com isso, a instituição poderá gerar mais competitividade e ter novas oportunidades de vendas.

Quer saber mais sobre o que são essas redes neurais? Então, continue lendo e veja o que elas significam e como essa tecnologia pode ser aplicada nas empresas.

O que é rede neural?

A rede neural é um tipo de técnica computacional baseada em um modelo matemático. É uma das aplicações da inteligência artificial inspirada no funcionamento do sistema nervoso do ser humano (analogia ao cérebro humano).

Nas redes neurais, cada unidade é chamada de neurônio artificial e tem a capacidade de realizar um “pensamento”. Em outras palavras, os sistemas baseados em redes neurais conseguem processar e avaliar diferentes tipos de informações com alto nível de precisão.

Basicamente, cada unidade da rede neural atua de maneira local, mas totalmente interligada. Isso significa que o resultado em uma unidade da rede afeta os resultados seguintes. Como consequência, há um processamento de dados lógico e acelerado, ainda que ele seja feito em grande quantidade.

Essa interação acontece com a multiplicação dos dados por um peso preestabelecido. Isso permite determinar quais são os dados mais importantes para o tipo de análise que está sendo feita. Dessa forma, o sistema pode avaliar qual a melhor forma de apresentar insights para o usuário.

Quais as vantagens da rede neural?

O investimento em uma rede neural tem um grande potencial para tornar negócios mais competitivos. O principal impacto dessa tecnologia está relacionado à maneira como o empreendimento analisa informações e cria uma cadeia operacional mais inteligente. Confira, a seguir, os benefícios dessa tecnologia!

Aumento da velocidade da análise de dados

Uma das maiores vantagens de contar com uma rede neural é o fato de que a análise de informações torna-se mais rápida e mais precisa. Como ela é feita mediante um modelo matemático completo e altamente integrado, o sistema pode interligar um número maior de registros, ainda que eles sejam de tipos diferentes.

Sendo interligada a tecnologias como o cloud computing, a rede neural ganha escalabilidade. Com isso, ela terá a capacidade de sempre processar os dados que forem inseridos pelo usuário, independente do volume de dados.

Maior capacidade de aprender e identificar padrões

As redes neurais são ensinadas pelo exemplo. Isso significa, portanto, que é possível planejar e estabelecer uma série de projeções e cenários diferentes.

Isso garante o máximo de eficiência para essa técnica. A rede poderá ser personalizada para trabalhar com um tipo específico de padrão, o que evita o aprendizado de categorias de informações que não são relevantes para o negócio e aumenta o foco do algoritmo em situações que forem relevantes para as estratégias comerciais da empresa.

Possibilidade de reduzir custos

Em longo prazo, as redes neurais tornam-se mais inteligentes e, com isso, demandam menos tempo para apresentar para o usuário o tipo de insight que ele busca. Como consequência, o uso de uma rede neural normalmente ajuda na redução de custos, principalmente na economia de tempo de análise de dados.

gestão de dados mais eficiente implicará em um uso mais inteligente da infraestrutura do negócio. Assim, haverá um gasto menor com os dispositivos necessários para manter a rede neural funcional.

Melhores processos de tomada de decisão

A rede neural tem as bases necessárias para que a empresa tenha uma rotina de análise de informações muito mais inteligente. Isso impactará diretamente na qualidade das decisões estratégicas tomadas por gestores e líderes empresariais.

Com um conjunto de dados melhor aproveitado, a empresa conseguirá escolher melhores investimentos, estratégias de mercados e pontos a serem otimizados internamente. Além disso, o fato de auxiliar a tomada de decisão também faz com que os custos sejam reduzidos: se erros se tornam menos frequentes, os riscos de uma área enfrentar prejuízos financeiros, assim como outros tipos de perdas, cairá drasticamente.

Como aplicar a rede neural no seu negócio?

Já que são ensinadas pelo exemplo, a rede neural pode ser aplicada em uma infinidade de usos para diferentes negócios e setores. É o caso, por exemplo, de utilizá-la na análise financeira do negócio e pesquisa sobre a rentabilidade de investimentos em um determinado período. Esses processos contam com uma abertura a erros muito pequena, e, portanto, o negócio deve sempre estar pronto para aplicar estratégias que evitam riscos ao máximo.

No caso do setor financeiro, como em bancos e instituições financeiras, a rede neural pode ser utilizada para a realização de uma análise de crédito. Com os critérios definidos, fica muito mais fácil identificar se o cliente é elegível ou não para aquela linha de crédito. Assim, o empreendimento poderá aplicar taxas de juros mais precisas e atraentes.

Outras operações financeiras também se beneficiam do uso dessa rede, assim como a própria análise do risco operacional do banco. A avaliação de contratos e documentação em geral é uma possibilidade, assim como a previsão financeira e o uso para estratégias de negociação. Com um conjunto de dados melhor estruturado, o gestor poderá definir contratos mais seguros e robustos.

Em outras palavras, essa tecnologia pode ser utilizada por diferentes mercados, com diferentes objetivos. Principalmente em mercados com fluxos bastante elevados de informações que precisam ser analisadas diariamente. Mas como a rede neural é uma tecnologia flexível, ela também pode ser aplicada na avaliação de riscos de investimentos e contratos em outros setores, como na indústria ou em empresas de engenharia.

Por que utilizar uma rede neural?

A rede neural é uma das principais tendências de TI atuais. Ela cria uma inteligência artificial para avaliação de dados, eliminando custos e melhorando a performance da instituição.

Investindo em uma boa rede neural, a empresa gera redução no tempo necessário para tomar uma série de decisões, além de torná-las mais relevantes. Esse fator será essencial para as empresas que buscam otimizar seus processos e tomar decisões mais acertadas, fazendo, assim, que o negócio obtenha resultados significativos: custos cairão, riscos serão menores e, com isso, o negócio poderá estruturar serviços e rotinas mais inteligentes e conectadas com as demandas do seu público-alvo.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital! Compartilhe também nas suas redes sociais, é fácil: basta clicar em um (ou mais) dos links no lado esquerdo da tela.


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados