4 vantagens do OCR para bancos

30.07.2020 | Tecnologia

Os bancos são instituições que também precisam buscar seus diferenciais em relação ao bom atendimento e otimização de suas rotinas, tendo em vista que se tratam de um dos nichos de mercado mais agressivos quanto a questão da concorrência.

Novas formas de melhorar os processos de trabalho são constantemente pesquisadas e implantadas, na busca de mitigar erros, reduzir custos, ampliar a carteira de clientes e, consequentemente, tornar o negócio mais rentável. Uma grande ferramenta neste sentido é o OCR, e nosso post de hoje traz informações e motivos mais do que suficientes para que todos os bancos passem a utilizá-lo. Continue lendo e descubra mais sobre essa tecnologia!

Mas, o que é OCR?

OCR é uma sigla em inglês para Optical Character Recognition, ou “Reconhecimento Ótico de Caracteres” em tradução livre. Trata-se de uma tecnologia que reconhece as letras e os números impressos em um documento, ou até mesmo os escaneados, escritos à mão ou datilografados. Através do avanço da tecnologia, softwares permitem a utilização de imagens coloridas, não sendo necessário a preocupação com o contraste. Também existem técnicas de aprimoramento da imagem que fazem uma preparação na mesma antes de realizar o OCR.

Identificamos algumas dúvidas sobre a Tecnologia OCR e a sua utilização na automação de processos internos de Instituições bancárias. Criamos um eBook sobre este assunto para ajudá-lo a automatizar alguns processos. Faça o Download gratuito neste link: O que é o OCR e quais as vantagens para as Instituições Financeiras

Versatilidade

Com o OCR, uma grande vantagem que as rotinas bancárias dispõem é a possibilidade de transpor informações entre sistemas ou plataformas através dos dados obtidos pelo software. Por exemplo, os mesmos textos produzidos nos formulários de aberturas de contas poderão ser aproveitados para a produção de cheques, boletos e outros documentos necessários ao atendimento aos clientes de forma padronizada, mais simplificada e rápida. O mesmo vale para alimentar um sistema interno com as informações de uma nota fiscal eletrônica, eliminando o esforço de digitação.

Agilidade

Através do OCR, todo o processo de obtenção de documentos para a análise de aberturas de contas, empréstimos ou atualizações de dados dos clientes se torna muito mais rápido em função da não necessidade de que um gerente ou outro colaborador precise digitar todos os dados em diferentes sistemas de verificação ou de bancos de dados. Comprovantes de endereço, RG, CNH, contratos, notas fiscais e todos as outras informações do interessado em iniciar ou manter um relacionamento com a instituição bancária poderão ser rapidamente processadas, de forma que o atendimento se torne muito mais eficaz, trazendo respostas muito mais rápidas, o que é um grande diferencial diante da concorrência.

automacao_bancaria

Eficiência

A rotina de trabalho dentro de uma instituição bancária é pautada por um grande volume de tarefas a serem realizadas, o que, infelizmente, possibilita que erros de digitação desencadeiem serviços realizados de forma errada, gerando retrabalhos e prejuízos. A sazonalidade da volume de tarefas também impede a escalabilidade da operação. Quando o volume de propostas e documentos é pequeno, pessoas ficarão ociosas, mas quando o volume aumenta, a equipe não suportará grandes volumes e não conseguirá realizar as tarefas no tempo esperado. Com o OCR, esse problema fica bastante reduzido em função da forma com que esse sistema trabalha, a escalabilidade é alcançada pois o OCR busca as informações diretamente dos documentos originais, permitindo que limites de crédito, endereços de correspondências, comissões e outras informações, sejam processadas e executadas de forma mais rápida e sempre corretas.

Maior rentabilidade

Nas atividades comerciais, como os bancos, tempo e espaço resultam em gastos. A partir da utilização do OCR, o serviço se torna mais eficiente, mais ágil  e o negócio, consequentemente, se torna mais rentável, tendo em vista o aumento da capacidade diária de atendimento, a escalabilidade e a utilização de espaços e da equipe para outros fins mais interessantes do ponto de vista financeiro.

E você, já tinha ouvido falar nessa tecnologia? Ficou interessado nos benefícios que o OCR pode trazer à instituição financeira que você trabalha? Aproveite os comentários abaixo e converse com a gente a respeito das suas dúvidas ou experiências com o sistema!


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados