Assinatura eletrônica e digital: conceito, diferenças e vantagens!

19.12.2022 | Tecnologia

A transformação digital modificou a forma como o ser humano vive e a dinâmica no ambiente corporativo. Tecnologias como rede 5G, armazenamento em nuvem, Internet das Coisas, foram inovações que surgiram para melhorar a forma de executar processos e se relacionar com o público. Mas uma inovação que também surgiu e que poucos falam, embora seja de grande importância no setor empresarial é a assinatura eletrônica.

Ou seja, o que antes era feito com papel e caneta, hoje conta com meios tecnológicos para otimizar a rotina e concretizar operações que exigem certa formalidade com muito mais segurança.

E você, sabe o que é assinatura eletrônica? O que diferencia essa tecnologia da assinatura digital? Quais as vantagens de seu uso?

Confira esse artigo e entenda melhor o que é assinatura eletrônica e digital e como funciona essa tecnologia!

O que é a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma forma simples e amparada por recursos tecnológicos e computacionais para autenticar um documento sem a necessidade de usar uma assinatura manual.

Nesse contexto as assinaturas eletrônicas podem ser variadas, abrangendo desde assinaturas digitais até assinaturas por reconhecimento de IP, token, biometria, chancela login e senha ou mesmo formas de autenticação eletrônicas como SSO, por exemplo.

Como funciona?

Basicamente a assinatura eletrônica é uma forma legal de autenticação que funciona reproduzindo a imagem de uma firma após login em plataformas que necessitam inserção de senha alfanumérica.

A tecnologia usa de um formato padrão de Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) que reforça a segurança na hora de obter o consentimento ou autorização em um documento ou contrato.

A legislação brasileira já permite o uso da assinatura eletrônica como modelo de confirmação de autenticidade desde 2001. Mas, para ter validade legal, é preciso que ela atenda a alguns requisitos básicos:

  • Integridade: corresponde a garantia de que não houve fraude ou alterações no documento;
  • Registro de assinatura: o documento deve apresentar dados sobre quando a assinatura foi feita e como ela foi realizada;
  • Autenticidade: deve haver a identificação do autor da assinatura através do uso de chave privada exclusiva de seu proprietário.

Conheça os tipos

A assinatura eletrônica abrange uma série de diferentes tipos de assinaturas que reconhecem firma e acordo entre as partes. Veja abaixo algumas delas:

Assinatura eletrônica simples

A assinatura eletrônica simples se dá por meio de ferramentas digitais que permitem associar o documento ao perfil de cadastro. Por exemplo, é necessário aderir ao serviço prestado por um site que provê essas assinaturas simples.

Assinatura eletrônica avançada

A assinatura eletrônica avançada exige uma segunda camada de segurança que demanda identificação com garantia da integridade capaz de identificar quaisquer alterações feitas pós assinatura.

A tecnologia avançada utilizada chama-se Certificado Digital que nada mais é que um arquivo eletrônico que contém informações pessoais verificadas protegidas por chaves criptografadas mantendo o sigilo.

Assinatura eletrônica qualificada

A assinatura eletrônica qualificada é muito similar a avançada, porém com o acréscimo de mais uma camada de segurança, podendo ser autorizada somente por uma Autoridade Certificadora que seja auditada pela ICP-Brasil.

Assinatura eletrônica e digital tem diferença?

A assinatura eletrônica e digital são diferentes! Enquanto a assinatura digital diz respeito a um processo automatizado que valida a firma através da validade jurídica de um subscritor com base em algoritmos e criptografia exigindo um Certificado Digital.

A assinatura digital é uma assinatura eletrônica. Porém nem todo tipo de assinatura eletrônica é digital. Sobretudo porque existem várias formas de assinaturas eletrônicas como vimos logo acima.

Vantagens da assinatura eletrônica

São muitas as vantagens de fazer o uso de plataformas de assinatura eletrônica e digital. No geral, essas plataformas disponibilizam recursos avançados e com maior segurança no que se refere a autenticação de documentos e contratados. Assim, é possível economizar tempo com emissão de papeis e melhorar a experiência do usuário.

Entre outras vantagens que o uso da assinatura eletrônica oferece, estão:

  1. Redução de tempo gasto em burocracias;
  2. Menores custos, maior margem de lucro;
  3. Produtividade e otimização do seu negócio;
  4. Mais segurança, menos risco de danos e fraudes;
  5. Coleta de assinaturas satisfatória e conveniente.

Ferramenta para assinaturas digitais e eletrônicas

Contar com um parceiro especialista em assinatura pode também oferecer vantagens, uma vez que são especialistas nesse segmento. Um exemplo de empresa referência é a FEPWeb, adquirida da Sinqia, que disponibiliza ao mercado uma ferramenta eficiente para assinaturas digitais e eletrônicas com total validade jurídica.

A ferramenta FEPWeb CMS oferece um workflow completo para a gestão de processos de assinaturas digitais e eletrônicas: inclui armazenamento, distribuição, consulta e gerenciamento dos documentos. 

Além da assinatura em si, a ferramenta oferece tudo que as empresas precisam para gerir os documentos: ambiente personalizável, validação automática de poderes, notificação automática proativa de pendências e controle de vigências, segregação por linha de negócio (LOB), modelo de licenciamento OnCloud e OnPremises e controle de acesso e permissionamento. 

Quer saber mais? Entre em contato aqui!

Esperamos que tenham compreendido a diferença entre assinatura eletrônica e digital e sua importância para os negócios do mundo atual.


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">Portal DigiTips</a>

Escrito por: Portal DigiTips

Seu Portal completo com todas as notícias, dicas e tendências de tecnologia para fortalecer a estratégia de inovação do seu negócio.

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados