Cobrança de inadimplentes: saiba como conduzir esse processo!

22.05.2023 | Negócios

O processo de cobrança por valores em atraso normalmente faz parte da rotina de muitas empresas que possuem clientes inadimplentes. Contudo, apesar de comum, muitas são as dúvidas em relação a como fazer essa abordagem.

Afinal, dependendo de como esse processo é conduzido, é possível ampliar as chances de quitação da dívida, mas sem perder a relação com o cliente. Atualmente existem vários tipos de abordagens que o departamento de cobranças pode adotar para regularizar as pendências financeiras. 

Mas, para escolher a melhor forma de cobrança é preciso não só compreender o perfil do seu cliente, como também a fase em que ele se encontra. Além disso, também é possível agregar tecnologias de automação ao processo de cobrança e torná-lo mais efetivo, reduzindo o tempo na execução das tarefas, bem como erros que podem gerar custos extras para a entidade.

Acompanhe conosco esse artigo e saiba agora como conduzir o processo de cobrança na sua empresa. E qual a importância de automatizar esse processo. Confira!

Como conduzir o processo de cobrança de inadimplentes na sua empresa

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que o processo de cobrança se trata de uma etapa delicada tanto para o cliente, quanto para a empresa. Sendo assim, conduzir a negociação com cordialidade é sempre o melhor caminho. Além disso, existem outras medidas a serem adotadas para tornar o processo de cobrança mais efetivo.

Saiba quem são seus clientes devedores

Conhecer seus devedores e entender seus hábitos de consumo é importante não apenas para desenvolver estratégias de vendas e atendimento. Essa etapa também é crucial na hora de definir a melhor forma de abordar os clientes inadimplentes, assim como o tipo de negociação que melhor se encaixa em seu perfil.

Adote uma comunicação clara, harmoniosa e constante

Muitas vezes a inadimplência acontece não apenas por dificuldades financeiras momentâneas, mas também por esquecimento. Sendo assim, adotar uma comunicação constante e harmoniosa com os clientes faz toda a diferença. Tanto para evitar casos de inadimplência, como para conduzir quem já é inadimplente à regularização de suas dívidas.

Inclusive, existem ferramentas úteis que auxiliam as empresas a construir uma estratégia de comunicação mais eficiente. É o caso da régua de cobrança, um instrumento que permite definir datas-chave para envio da fatura, assim como de lembretes e avisos sobre atrasos nos pagamentos. Portanto é uma opção no qual se deve considerar.

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Flexibilize as soluções para quitação das dívidas

Procure flexibilizar as cobranças considerando a realidade de cada cliente. Seja estabelecendo a melhor data de pagamento da dívida. Ou mesmo facilitando o pagamento com a oferta de opções diversificadas para quitar a dívida e até descontos para quitação antes do prazo.

Qual a importância da automação no processo de cobrança de inadimplentes?

A tecnologia é uma grande aliada das empresas em vários departamentos e no setor de cobrança não é diferente. 

Com automação do processo de cobrança, uma empresa consegue reduzir o índice de inadimplência enviando lembretes de pagamentos de acordo com o perfil de cada cliente, aumentando assim as chances de quitação da dívida dentro do prazo.

Além disso, a automação deste processo também proporciona outros benefícios, como:

  • Economia de tempo: a automação diminui o tempo com realização de tarefas manuais e repetitivas, como emissão de boletos e contatos telefônicos para cobranças;
  • Redução de custos: tarefas que envolvem cobranças e gestão financeira são muitas e para cobri-las adequadamente é preciso um grande número de colaboradores. Com a automação é possível realizar a mesma cobertura, mas sem onerar a folha de pagamento;
  • Mais segurança: sistemas de cobranças automatizados normalmente operam com recursos avançados de segurança como criptografia de dados, tornando as transações mais seguras. Isso também eleva a confiança do cliente no processo de cobrança e sobretudo em relação à imagem da empresa.

Saber como conduzir o processo de cobrança é um diferencial importante na hora de reduzir os índices de inadimplência na empresa. Nesse sentido, a automação surge como grande aliada ao otimizar a comunicação e relacionamento com os clientes que possuem dívidas em aberto.

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