Documentoscopia: o que é e como automatizar?

21.12.2020 | Tecnologia

Com os avanços tecnológicos e a digitalização de processos, a facilidade para a adulteração de documentos tornou-se um grande vilão para as empresas do meio digital. Por isso, garantir a autenticidade das informações que se recebe nesse meio é um cuidado primordial. E uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é através da documentoscopia.

Você sabe o que é documentoscopia? Ou então como fazer para automatizar esse processo para prevenir fraudes na sua empresa?

Continue lendo esse post e saiba mais sobre como é o processo da documentoscopia no ambiente digital. Veja também como é possível automatizar esse processo, afim de promover mais segurança não só para os seus clientes, mas também para o seu negócio.

O que é Documentoscopia?

Documentoscopia para quem não sabe é uma técnica que busca analisar a veracidade dos documentos para fins judiciais.

Esse procedimento é feito com base em técnicas de análise aliada a equipamentos especializados que avaliam diferentes categorias, desde escrita manual e mecânica, até selos para validar a autenticidade de determinados documentos.

Antigamente, o índice de fraudes de identificação ocorria com maior frequência no meio físico. Mas, com a modernização das operações em vários setores, o processo de falsificação de documento passou a ser realizado também de forma virtual.

Segundo a Serasa, cerca de 70% dos negócios online afirmam já ter sido alvos de fraude, sendo que grande parte desse percentual envolve o setor bancário.

De acordo com um levantamento feito pela Febraban – Federação Brasileira de Bancos – com a pandemia, houve um aumento de 60% nas tentativas de fraudes envolvendo o setor bancário.

Diante desse cenário, a documentoscopia acaba se tornando uma grande aliada no combate a fraudes virtuais.

As etapas da documentoscopia

A análise de um documento pode envolver diversos aspectos, cada um desenvolvido através de técnicas especificas. Algumas subdivisões da documentoscopia são:

  • Grafotecnia: análise de escrita manual e das assinaturas;
  • Mecanografia: análise da escrita mecânica, incluindo impressões digitais;
  • Alterações Documentais: detecção de rasuras, acréscimos, substituições, montagens, cancelamentos etc;
  • Exame de Selos e outros papéis de segurança;
  • Exame de Tintas: de escrita manual e mecânica;
  • Exame de Suporte;
  • Exame de Instrumentos Gráficos.

Em alguns casos, como, por exemplo, na análise de áudios, vídeos, imagens ou outros documentos digitais, a documentoscopia pode transbordar ou fazer uso de técnicas associadas a outras ciências forenses, como a computação forense ou a fonologia forense.

Documentoscopia Digital

A documentoscopia digital utiliza tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, para identificar padrões e realizar as conferências que a documentoscopia manual realiza. Esse procedimento pode ser aplicado em processos de cadastro digitais, como abertura de contas, e em outros que possuem captura de documentos feita digitalmente através do celular, tablet, computador ou scanneado.

Como automatizar esse processo?

Com o aumento considerável no número de casos de fraudes virtuais envolvendo documentos de identificação como RG, surgiu a necessidade de usar ferramentas tecnológicas que possam analisar bem como atestar a autenticidade de documentos com maior precisão e agilidade.

Nesse sentido, ferramentas como a VAR – Validação Automática de Risco – são muito úteis. Esta é uma tecnologia que usa a documentoscopia digital para verificar e validar documentos automaticamente.

Por meio dessa tecnologia as empresas têm à disposição uma solução confiável, capaz de analisar as regras de validação do documento, o que garante uma maior segurança aos processos que ocorrem no meio virtual.

Documentoscopia digital é na Simply

Na Simply, oferecemos uma solução antifraude que realiza a documentoscopia digital utilizando recursos de inteligência artificial para reduzir as chances de fraude de identidade.

O VAR realiza:

  • Documentoscopia eletrônica do RG – Valida as principais regras de antifraude como brasão, Instituto, data de expedição, etc.
  • Blacklist de CPFs: inclusão de fotos e CPFs em sua lista de fraudadores.
  • Dados divergentes: cruzamento eletrônico contínuo de dados (RG, CPF, face) para uma validação mais precisa.
  • Validação de idade: identifica a idade de acordo com a foto do RG. E confronta com a idade da data de expedição, possibilitando identificar uma nova possibilidade de fraude.

Investir em segurança digital para o seu negócio evita fraudes e além disso, traz segurança para os seus clientes. A ferramenta de documentoscopia automatizada diminuirá as tentativas de fraude em seus sistemas, tornando o processo mais rápido, seguro e eficiente.

Agora que você já conhece a documentoscopia digital não deixe sua empresa cair em golpes fraudulentos. Teste a nossa solução contra fraudes e eleve a segurança das operações virtuais do seu negócio!


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados