Hiperpersonalização: o que é e como implementar na sua empresa

16.01.2023 | Tips

A forma como as pessoas se relacionam com suas marcas mudou drasticamente nos últimos anos. O consumidor está cada vez mais exigente e consciente do que realmente são boas experiências de consumo. Sendo assim, investir em estratégias como a hiperpersonalização pode ser a saída para ampliar a satisfação e fidelização dos clientes.

Obter esse tipo de diferencial pode alavancar o negócio, colocando-o numa posição de preferência diante da concorrência. E se é isto que você deseja, então veio ao lugar certo.

Acompanhe conosco essa leitura e veja agora mais detalhes sobre o que é a hiperpersonalização e como implementá-la na sua empresa. Confira!

O que é a era da hiperpersonalização?

A hiperpersonalização é uma estratégia que alia tecnologias de dados, análise e automação com o objetivo de customizar a experiência do cliente. Graças a esse método é possível centralizar e usar as informações que uma empresa possui de seu consumidor para direcionar estratégias de marketing, comunicação, atendimento e vendas a fim de personalizar sua experiência.

Para isso, a hiperpersonalização integra soluções de armazenamento, processamento, automação, análise e tratamento de dados, bem como métodos de trabalho. Todos esses fatores operam de maneira alinhada para oferecer ao público o tipo de interação comercial que ele espera receber.

O resultado disso são marcas cada vez mais conectadas com seu cliente e experiência de consumo muito mais satisfatórias onde todos saem ganhando.

Qual a importância da hiperpersonalização?

A hiperpersonalização é hoje em dia um diferencial competitivo muito importante. Não só porque auxilia no engajamento e interação das marcas com seus clientes. Mas, sobretudo porque faz isso exatamente do modo como o consumidor atual espera que aconteça. Afinal, o objetivo principal desse recurso é fortalecer a conexão entre empresa e cliente.

As organizações que investem em hiperpersonalização conseguem mapear os desejos, preferências, comportamentos e dores do seu público, tornando possível acompanhar a demanda dos consumidores e saber qual a melhor decisão a tomar diante de cada situação.

Esses dados são importantes para criar uma jornada do cliente mais estratégica que valorize um atendimento ágil, fácil, objetivo, útil e personalizado que vá direto ao ponto entregando soluções que realmente agregam valor ao seu público. Por isso que se trata de um diferencial cada vez mais implementado nas empresas.

Estratégias usadas para implementar a hiperpersonalização

Existem algumas estratégias fundamentais para possibilitar o máximo aproveitamento desse recurso. Abaixo listamos algumas delas, veja:

  1. Implementação do omnichannel: a tecnologia omnichannel utiliza de fontes que coletam, tratam, armazenam, processam e analisam dados gerando fonte de insights relevantes sobre os clientes.
  2. Mapeamento da jornada do cliente: associar perfil de consumo a certos comportamentos ao saber quais conteúdos engajam mais, quais produtos ou serviços são mais buscados etc.
  3. Adaptação à voz do cliente: tanto linguagem escrita, quanto falada devem ser adaptadas de acordo com a voz do cliente de forma a criar um vínculo mais íntimo.
  4. Atendimento personalizado: direcione sua atenção ao criar abordagens personalizadas que alinhem a real necessidade do cliente.
  5. Acompanhamento das reações do cliente: pesquisas de satisfação ou qualidade ou mesmo soluções de análise de fala são bons exemplos para ouvir o que o consumidor tem a dizer sobre o atendimento.

Você sabia que com o S-View da Simply é possível facilitar a ingestão, governança e normalização de dados criando um lakehouse pronto para ser usado para os insights do seu negócio e proporcionar um atendimento hiperpersonalizado?

Além disso, por meio de machine learning a solução ainda aprende o comportamento dos dados e cria modelos preditivos de análise que podem ajudar na jornada do cliente e inclusive a combater fraudes nos sistemas.

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