4 dicas para negociar com clientes inadimplentes

14.08.2023 | Tips

A inadimplência é uma realidade cada vez mais comum no cotidiano das empresas. Só no primeiro semestre de 2023, o Brasil alcançou a incrível marca de quase 72 milhões de brasileiros inadimplentes. Diante disso, saber como negociar com clientes inadimplentes se tornou algo fundamental para manter em dia a saúde financeira do seu negócio.

Se este também é o seu objetivo, mas ainda tem dúvidas sobre como abordar seus clientes e contornar o endividamento na sua organização, continue lendo esse artigo. Nele você irá conferir algumas dicas sobre como negociar com clientes inadimplentes e restabelecer a saúde financeira no seu negócio.

Existe momento ideal para negociar com clientes inadimplentes?

Ao se deparar com o cenário de inadimplência, muitos gestores ficam com dúvidas sobre qual o momento ideal de efetuar uma abordagem. Afinal, tem como renegociar dívidas junto a esse público, sem comprometer a relação com seus clientes?

A resposta é sim! Para isso, é preciso antes de qualquer coisa entender as variáveis que estão relacionadas a esse processo de negociação. Se precipitar ou usar uma abordagem em tom de cobrança nunca é o melhor caminho para reaver uma dívida em aberto. 

Se a intenção é contornar a inadimplência sem perder clientes na empresa, então vale a pena adotar as estratégias certas para isso.

Como negociar com clientes inadimplentes?

Lidar com a inadimplência nas empresas é sempre um desafio. Por isso, buscar meios de evitar o problema é sempre um bom caminho. Nesse caso, manter uma gestão de cobranças eficiente, com cadastros atualizados, análises de crédito em tempo real e sistema para automação de notificações sobre aviso de vencimento certamente ajudará a prevenir casos de inadimplência.

Mas, se o problema já existe na sua companhia, saiba que existem algumas dicas úteis para negociar com clientes inadimplentes e contornar a situação. Abaixo, listamos as melhores para você conhecer.

Analise estrategicamente o cliente

Antes de partir para a cobrança, é importante avaliar o perfil do cliente e o grau de importância dele para a empresa. 

O cliente inadimplente possui uma participação relevante no volume de faturamento da empresa? Há quanto tempo ele se relaciona com a organização? A condição de inadimplente é nova ou é algo recorrente?

É importante para a empresa ter todas essas informações bem documentadas para analisá-las e, então, identificar quais clientes abordar primeiro. Além disso, também é importante considerar não só o momento financeiro da empresa, mas sobretudo a motivação do atraso pelo cliente.

Simplifique o pagamento com boas oportunidades de negociação

Buscar a negociação da dívida sem considerar uma oferta que facilite o pagamento do débito é um erro. Afinal, muitas vezes o cliente está na condição de inadimplente por possuir dificuldades financeiras para quitar suas contas.

Então, o ideal é considerar a apresentação de ofertas que sejam benéficas não só para a empresa, mas também para o consumidor. Então, com a proposta certa e argumentos sólidos será possível convencê-lo de que o melhor caminho é a quitação da dívida.

Saiba definir ações de cobrança

Antes de abordar o cliente com dívidas em aberto, é preciso planejar com cautela suas ações de cobrança. Para isso, desenvolver uma régua de cobrança e adotar ações pré-estabelecidas em planejamento faz toda a diferença.

Assim, será mais fácil manter um contato contínuo com os consumidores inadimplentes e evitar o prolongamento da dívida.

Use a tecnologia a seu favor

Hoje em dia existem plataformas digitais que oferecem diversas soluções para auxiliar empresas a negociar com clientes inadimplentes. 

A QuiteJá é uma plataforma que simplifica a renegociação de dívidas, de forma 100% online, levando aos clientes as melhores condições de pagamento e às empresas maiores chances de sucesso na negociação de inadimplências.

Com dúvidas sobre como otimizar a negociação e reduzir inadimplências na sua empresa? Fale conosco e saiba como podemos ajudar!


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