Hiperpersonalização e omnicanalidade: qual a importância para a experiência do cliente?

19.06.2023 | Negócios

Com o avanço das tecnologias de inteligência de dados, estratégias como a hiperpersonalização e omnicanalidade se tornaram grandes aliadas na personalização do atendimento ao cliente.

Afinal, através dessas inovações, as empresas conseguem atuar com maior flexibilidade, customizando suas ofertas conforme os interesses e necessidades de seu público. Assim, é possível oferecer uma experiência de consumo diferenciada, bem como estabelecer um relacionamento mais próximo e duradouro com todos que se relacionam com sua marca.

Apesar disso, ainda há quem não compreenda todo o potencial da hiperpersonalização e omnicanalidade para a experiência do cliente. Por isso, preparamos esse artigo para mostrar a importância dessas estratégias para criação de experiências positivas e únicas aos clientes. Acompanhe!

Hiperpersonalização e omnicanalidade na experiência do cliente: entenda sua importância

Vivemos em uma Era onde o nível de exigência dos consumidores em relação a produtos e serviços só cresce. Hoje, mais do que qualidade e preço, o consumidor busca se relacionar com marcas que ofereçam experiências personalizadas e impactantes em sua jornada de compra.

De acordo com o relatório Next in Personalization 2021, cerca de 71% dos consumidores esperam interações personalizadas das empresas com as quais se relacionam. E quando isso não acontece, 76% deles disseram ficar frustrados com a experiência.

Dados como esse mostram que as organizações capazes de oferecer experiências personalizadas no relacionamento com seu público acabam alcançando um nível de satisfação sobre os interesses de seu público com mais facilidade. E não é só isso. Confira outros benefícios:

Interações recorrentes

Empresas que investem em estratégias para conhecer melhor seu público e personalizar seu atendimento, conseguem manter interações recorrentes com seus clientes. Isto acaba gerando um volume maior de dados, permitindo às organizações projetar experiências ainda mais relevantes. Afinal, elas conseguem entregar a mensagem certa, no momento e lugares certos.

Assim, mais do que estimular a conversão, possibilitando a geração de 40% mais receita, as empresas conseguem gerar valor e engajamento. Fatores estes que são indispensáveis quando se pensa em fidelização e redução da taxa de churn, por exemplo.

Desenvolvimento de novas soluções

As estratégias de hiperpersonalização e omnicanalidade disponibilizam dados e insights que permitem às empresas mapear necessidades, interesses e expectativas de cada cliente e, assim, projetar soluções mais alinhadas com sua demanda. 

Isto, por sua vez, favorece a conversão e vai além, contribuindo para tornar a jornada do cliente mais fluida e positiva.

Mais do que um multiplicador de força, a hiperpersonalização e omnicanalidade são estratégias essenciais para qualquer negócio. Com elas, bancos e outras instituições do setor financeiro, por exemplo, podem ampliar sua capacidade de personalização, resultando em experiências muito mais satisfatórias para seus clientes, maior índice de retenção e fidelização.

Contudo, para que sua implementação seja bem-sucedida é preciso adotar mudanças importantes. A integração completa dos canais de contato para uma experiência de atendimento unificada é uma delas.

Simplificar o processo de interação com o cliente é uma etapa importante quando se fala em personalização. Nesse quesito, plataformas como o MeLembre da QuiteJá podem ser de grande utilidade. 

Esse spin-off da QuiteJá, opera como um hub centralizado de comunicação que ajuda a facilitar o contato entre clientes e empresas a partir de uma régua de comunicação evolutiva.

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