Como fazer a automação na comunicação com o cliente em diversos canais?

12.06.2023 | Negócios

Cada vez mais a automação na comunicação com o cliente tem feito parte das estratégias de relacionamento adotada nas empresas. Afinal, além de reduzir custos, essa é uma solução que ajuda a otimizar a experiência do cliente, tornando a jornada de comunicação mais rápida e consistente. 

De acordo com a pesquisa “O Estado do Atendimento ao Cliente no Brasil”, cerca de 68% dos consumidores pagariam mais por um produto e/ou serviço em razão do atendimento ser bem-sucedido. Essa realidade é fruto de um novo perfil de consumidores cada vez mais exigentes e digitais que prezam por agilidade e eficiência no atendimento, fatores estes que somente é possível alcançar com a automação na comunicação com o cliente.

Contudo, para que as organizações consigam entender e sentir os benefícios que essa automação pode oferecer, é essencial que haja uma maior compreensão acerca do que é esse processo, suas vantagens e como aplicá-lo na prática.

Sabendo disso, preparamos esse artigo onde mostraremos como fazer a automação na comunicação com o cliente através de diversos canais de atendimento. Confira!

Por que investir na automação de comunicação com o cliente

A automação na comunicação com o cliente corresponde a uma importante estratégia usada pelas empresas em seu processo . Basicamente, elas usam tecnologias como IA para se comunicar com o cliente sem necessidade de intervenção humana.

Desse modo, a automação permite não só agilizar a interação com o cliente, mas criar uma comunicação mais integrada, favorecendo o atendimento omnichannel nas empresas. E qual a importância disso?

Contar com um atendimento omnichannel significa garantir o mesmo padrão de comunicação em todos os canais de atendimento que a empresa possui. Isto, por sua vez, possibilita uma interação online e off-line sincronizada, aumentando a eficácia na comunicação e levando a experiência do cliente com a marca a outro nível.

Além disso, a integração e automação na comunicação com o cliente também proporciona benefícios para as empresas, como:

  • Auxilia na resolução de demandas com mais rapidez e eficiência;
  • Eleva a capacidade de atendimentos simultâneos;
  • Aumenta a produtividade e qualidade na comunicação com os clientes;
  • Reduz o tempo médio dos atendimentos;
  • Contribui para uma melhor gestão de dados.

Todos esses fatores acabam ajudando as empresas a não só fortalecer a comunicação com seu público, como também a melhorar sua reputação no mercado.

Como implementar a automação na comunicação com o cliente

A automação na comunicação com o cliente em diferentes canais é o caminho que toda empresa que preza por uma experiência satisfatória para o cliente deve seguir. Mas, como fazer isso na prática?

Nesse caso, é importante aderir a ferramentas que facilitem essa integração, de modo que o cliente acesse todos os canais de atendimento, mas não sinta qualquer distinção na comunicação estabelecida entre eles. Abaixo, listamos algumas das principais:

Chatbots

Através dos chatbots é possível automatizar a comunicação, tirando dúvidas e solucionando problemas de forma instantânea. 

Além disso, esses sistemas inteligentes também permitem personalizar o atendimento com o usuário, proporcionando assim uma experiência de atendimento mais satisfatória em diferentes canais como Facebook, E-mails, Whatsapp, sites, entre outros.

URA personalizada

Essa é uma tecnologia que permite a automação de comunicação com o cliente de forma segmentada. Ou seja, a comunicação é estabelecida conforme a demanda do cliente, de modo a permitir uma resolução mais rápida e eficaz para o seu problema.

Agente virtual de voz

A automação do atendimento por meio da voz, gera uma proximidade maior com o cliente, além de transmitir mais confiança e credibilidade na comunicação.

Além dessas soluções, existem ainda plataformas como o MeLembre, produto oferecido pela QuiteJá, que é um hub centralizado de comunicação digital e tem como intuito facilitar a comunicação entre pessoas e empresas através de uma régua de comunicação evolutiva 100% personalizável. Ou seja, estar onde o cliente precisa, quando ele precisa.

Além disso, possui integração com vários sistemas, facilitando a comunicação nos melhores canais de atendimento, conforme a preferência do cliente.

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