Operações Inteligentes: por que são o futuro dos bancos?

21.03.2022 | Tendências

O compromisso de melhorar a eficiência operacional aproveitando os benefícios das tecnologias emergentes já não é o suficiente para se consolidar no mercado financeiro. Afinal, estamos em uma era onde plataformas e operações inteligentes tornam a vida financeira dos clientes mais preditiva e personalizada.

Com isso, os bancos que desejam incorporar seus produtos, assim como serviços financeiros na rotina diária dos seus clientes devem evoluir rapidamente, alcançando a maturidade operacional.

E o melhor caminho para impulsionar essa evolução é sem dúvida através das operações inteligentes. Entenda mais neste artigo o que são e por que elas são consideradas o futuro do mercado financeiro.

O que são operações inteligentes?

As operações inteligentes são uma realidade transversal em várias áreas e segmentos, sobretudo no mercado financeiro. Basicamente seu objetivo é calibrar o modelo de serviço para a era da personalização a vários níveis e necessidades imediatas, visando melhorar a experiência do cliente. Além de alcançar resultados em escala, com resiliência e sustentabilidade.

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Qual a sua importância para os bancos?

As operações inteligentes definitivamente são o futuro dos bancos. O chamado future-ready é o nível mais elevado da maturidade operacional, sobretudo porque visa maximizar o aproveitamento das tecnologias emergentes, ampliando a capacidade de resposta ao que vier.

As empresas que seguem por esse caminho, obtêm ganhos de rentabilidade e eficiência muito maiores. Segundo o relatório da Accenture, o aumento de rentabilidade e eficiência nesse cenário é de 5,8 pontos e 18,8%, respectivamente.

Isso é possível graças a aplicação de tecnologias como IA, Cloud e Blockchain, além de conhecimento e foco de trabalho baseado no julgamento, bem como uma força de trabalho ágil em escala.

As instituições que aplicam as operações inteligentes acabam se tornando mais preparadas para o futuro. Além disso, elas focam suas ideias na transformação digital gerando maior agilidade e resiliência para lidar com o mercado e obter mais produtividade e lucro.

Quando incorporadas de forma estratégica ao setor de bancos e instituições financeiras, as operações inteligentes funcionam como grandes aliadas na hora de superar quaisquer incertezas, bem como atender em alto nível as aspirações futuras. Não é à toa que as operações inteligentes estão entre as principais tendências previstas para o mercado financeiro em 2022.

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Como incorporar operações inteligentes na sua empresa

Os bancos e instituições financeiras que atingem a maturidade operacional possuem uma capacidade de expansão muito maior. Mas para isso é preciso adotar algumas medidas como:

  • Sair da zona de conforto e ir além da mudança incremental;
  • Trazer a infraestrutura de nuvem para o centro das estratégias operacionais;
  • Escalar as operações inteligentes, de automação e tecnologias integradas adotando melhores práticas de gestão;
  • Estimular a aliança entre força manual e máquina nos processos de trabalho;
  • Estabelecer relações ecossistêmicas.

Segundo dados, cerca de 76% das organizações do país já implementaram ou buscam estratégias de digitalização para a área operacional.

3 passos cruciais para a implementação de operações inteligentes no setor bancário

Organizações focadas na transformação digital desfrutam de maior capacidade de expansão. No entanto, os bancos que pretendem atingir o mais alto nível de maturidade operacional devem dominar as medidas necessárias para superar as demandas do mercado. Confira quais são elas, segundo o estudo da Accenture:

  1. Tenha um objetivo principal: os bancos que usam operações inteligentes podem adotar uma abordagem muito mais holística para melhorar as operações. O progresso acontece quando negócios e tecnologia se unem para desenvolver modelos de governança conjunta. Como consequência, o aumento da colaboração ajudará essas organizações a serem mais inovadoras e a usar melhor a tecnologia e o talento especializado.
  2. Conheça os passos-chave: existem etapas fundamentais que se aplicam a todos os players que pretendem atingir a plena maturidade operacional: automatizar em escala, aumentar o talento humano com tecnologia, comprometer-se a tomar decisões baseadas em dados e escalar a nuvem. A cada estágio percorrido, a organização aumenta a própria capacidade de resiliência, levando a experiência do cliente ao próximo nível — inclusive em cenários adversos. Hoje, 71% dos bancos dizem que projetam seu modelo operacional com base em dados – e não na experiência ou intuição executiva.
  3. Saiba como subir os degraus da maturidade: outra medida para progredir nos níveis de maturidade é estabelecer novas relações ecossistêmicas. Na verdade, 41% dos bancos já notaram avanços nesse ponto nos últimos três anos. Além disso, 38% indicam que aumentaram o foco nas relações com parceiros em virtude da pandemia. A partir dessa lógica, é possível receber serviços transformados, reduzir custos e acelerar a jornada de transformação.

Ter uma operação inteligente significa injetar inteligência e automação em processos, ampliando sua capacidade de respostas a situações adversas, além de fazer com que as empresas consigam alcançar avaliações de mercado melhores e mais rentabilidade.

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Simply: uma aliada neste novo cenário

Diante deste novo cenário exposto é imprescindível que as empresas simplifiquem operações complexos com inteligência e tecnologia. E a Simply pode te ajudar a viabilizar essa tarefa de forma rápida e consistente.

A Simply é uma empresa especializada em automação de processos que atua no mercado há mais de 15 anos e, atualmente conta com a com a melhor plataforma enterprise voltada para digitalização e automação de processos de cadastro, formalização e onboarding digital.

Por meio do uso de tecnologias como OCR, Inteligência Artificial, Cloud Computing e RPA, aliado à uma abordagem chamada “Go Digital” – que tem foco no processo, a plataforma Simply ajuda a acelerar o processo de transformação das empresas. E, assim, promover muitos benefícios como redução de custos, otimização de segurança e privacidade de dados, escalabilidade e redução do esforço humano.

Além disso a Simply, por meio de sua expertise e tecnologias de automação também ajuda a agilizar processos, reduzindo falhas nos processos operacionais tornando as operações inteligentes e melhorando a eficiência operacional e a experiência do cliente.

Embora os componentes essenciais para o sucesso da transformação das instituições bancárias não tenham mudado, as estratégias e táticas para alcançar o sucesso mudaram, com grande ênfase em ‘ganhos rápidos’ que podem fornecer uma base sólida para avanços futuros. Conte a Simply para transformar seus processos em operações inteligentes. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e saiba mais!


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