O que é Phygital e a sua importância na experiência do cliente

9.03.2020 | Tendências

O que é phygital? Acompanhando o noticiário sobre tendências e inovações tecnológicas, é provável que já tenha lido ou ouvido algo a respeito.

De forma resumida, phygital é a intersecção entre o meio físico e o meio digital, que pode ser obtida a partir de mecanismos como um smartphone ou um dispositivo IoT (Internet das Coisas), por exemplo.

O conceito de phygital contribuiu para desfazer a ideia de que digital e real seriam dois mundos paralelos, que não poderiam se cruzar. Ao contrário, com o phygital, provou-se que ambos convergem para formar uma realidade única e mais completa.

E o que isso significa para as empresas e para seus clientes? É o que veremos a seguir.

Do digital para o phygital

Com a popularização da internet a partir dos anos 1990, o mundo digital ganhou um grande impulso e passou a ser visto como “o futuro”. Entretanto, parecia haver um contexto próprio para o mundo digital e outro bem diferente para o nosso dia a dia real. As “maravilhas” do mundo digital não chegavam ao mundo real.

O surgimento dos smartphones (com o recurso da geolocalização) contribuiu decisivamente para tornar os meios digitais mais presentes, integrando-os a situações reais de vida.

Desde então, todo o conforto e a praticidade proporcionados pelos meios digitais vêm sendo adaptados para as necessidades práticas do dia a dia das pessoas. Assim, os clientes vivem novas experiências e retribuem com maior engajamento.

Os desafios do mundo Phygital

Entre as empresas, há claramente três caminhos principais que vêm sendo seguidos:

  • Aquelas que não embarcaram no movimento de transformação digital e estão ficando cada vez mais distantes desse novo mercado consumidor, correndo sérios riscos quanto à própria sobrevivência;
  • As que em tempo aderiram às inovações e estão investindo pesadamente na readequação de suas estruturas, sua cultura e suas estratégias;
  • Já nasceram nesse novo cenário, mas que nem por isso podem abrir mão de investir na inovação, sob o risco de se tornarem rapidamente ultrapassadas.

O grande desafio para as empresas está em estabelecer seu foco no comportamento do consumidor. Assim, é preciso captar suas vontades e necessidades em todos os canais aos quais ele possa estar presente.

Todo esse movimento traz consigo uma permanente necessidade de mudança de cultura e de mentalidade para as empresas. Dos subordinados à alta direção, todos precisam entender o quanto os negócios precisam ter a agilidade de assimilar os novos e mutáveis hábitos do consumidor.

Mundo phygital: alguns exemplos

O esforço das empresas para chegar ao consumidor no mundo phygital passa por diferentes iniciativas, como:

  • O desenvolvimento de aplicativos mais amigáveis;
  • A formação de equipes de atendimento (humano) altamente qualificadas;
  • A adoção das mais diferentes tecnologias, desde que acrescentem algo à experiência de consumo.
    • Realidade aumentada, Realidade Virtual e Inteligência Artificial são exemplos bastante significativos já em uso;
    • A tecnologia 5G e o “leitor de emoções” são novidades que em breve estarão incorporadas.

Os bancos, por exemplo, tem buscado cada vez mais adaptar seus aplicativos de celular à conveniência de seus clientes, seja fornecendo mais serviços, seja tornando seu uso mais amigável.

Muitas aplicações têm sido desenvolvidas para os mais variados contextos. Por exemplo:

  • Na educação, o tradicional e limitado quadro negro dará lugar a um aprendizado 360 graus, em que recursos de Realidade Aumentada ou Realidade Virtual levarão um conteúdo muito mais interessante para dentro das salas de aula, proporcionando mais engajamento por parte dos alunos;
  • Lojas físicas poderão incorporar diversas facilidades digitais para a realização das compras, como o fim da necessidade de passar pelo caixa;
  • Carrinhos equipados com inteligência artificial poderão auxiliar os consumidores durante a própria realização das compras;
  • Ambientes decorados com elementos físicos e elementos digitais poderão fornecer contextos mais adequados para o consumidor em sua jornada.

Phygital representa também a possibilidade de explorar as experiências de consumidor em eventos. Assim, a empresa pode:

  • Criar experiências presenciais, integradas a experiências digitais;
  • Promover o engajamento do consumidor, antes, durante e após um evento em um espaço phygital;
  • Usar o evento para aprofundar o conhecimento sobre as necessidades do consumidor;
  • Estimular o consumo de produtos e serviços.

Conforme vimos, com o advento do phygital, o próprio mundo físico não é mais o mesmo. As instalações ganham um novo aspecto funcional em sua integração com os meios digitais. Para o consumidor, Phygital é o melhor meio de ver atendidas as suas expectativas. Sua empresa está pronta para isso?

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