Fraudes no onboarding: como proteger sua empresa?

23.01.2023 | Tips

O processo de onboarding deve ser seguro para a empresa e para os clientes do início ao fim. E para proteger sua empresa e evitar fraudes no onboarding é preciso usar de ferramentas eficientes que solucionem esse problema.

Para se ter uma ideia, dados da Federação Brasileira de Bancos registraram um aumento de 80% em ataques relacionados a roubos de dados. Além disso, uma pesquisa feita pelo Serasa Experian, apontou que, em maio de 2022, foram registradas quase 390 mil tentativas de fraude no segmento financeiro. Então, como se proteger dessa realidade?

Continue lendo e descubra agora o que sua empresa pode fazer para se proteger das fraudes no onboarding.

Como proteger sua empresa contra fraudes no onboarding? 

As empresas podem se proteger contra as fraudes no onboarding em vários momentos do processo através de ferramentas que devem ser aplicadas e combinadas para complementar a segurança.

Entrada do relacionamento e captura do documento

Normalmente, o processo de onboarding se inicia na fase de entrada de relacionamento com o cliente. Nessa fase, ele precisa fornecer seus documentos e cabe à empresa confirmar a veracidade das informações. Além disso, também é preciso contar com imagens de boa qualidade para que seja possível extrair dados a partir delas.

Nesse momento, poder contar com recursos tecnológicos completos e inovadores que atendam aos requisitos de compliance vinculados aos processos de cadastro faz toda a diferença. Ainda mais no que diz respeito a identificação de possíveis fraudes no onboarding.

É o caso, do Atomics da Simply, uma solução SaaS que valida de forma automática os documentos da captura com o uso de inteligência artificial.

Validação antifraude

Essa etapa do processo de onboarding tem como objetivo garantir que a solução escolhida identifique possíveis fraudes de comportamento.

O processo verifica e valida informações de cadastro a fim de identificar inconsistências reduzindo o risco de fraudes no onboarding.

Uma das etapas comuns desse processo é a comparação com a foto tirada no momento do cadastro e a foto usada no documento. Desse modo é possível confirmar se o usuário é quem realmente diz ser através do mapeamento de face.

Ferramentas como o FaceMatch da Simply, por exemplo, conseguem fazer essa validação por comparação considerando todos os pontos de distinção presentes na face humana.

Dessa forma, trata-se de uma poderosa ferramenta que pode ser usada para a validação de clientes, validação de documentos, validação de cadastros, prova de vida e uma série de outras aplicações.

Além disso, também há a validação de informações de cadastro com bases governamentais por meio de consultas automáticas de informações essenciais identificam possíveis inconsistências.

Assinatura Eletrônica Digital

Por fim, mais um momento do processo que pode garantir evitar fraudes no onboarding é o uso de assinatura digital. Trata-se de uma versão online das assinaturas feitas em papel que permite que se identifique o remetente evitando fraudes de documentos.

A criptografia utilizada na assinatura digital cria um vínculo entre o certificado digital e o documento físico garantido por lei. E, com isso, confere veracidade jurídica aos documentos eletrônicos.

Por isso é preciso que a assinatura digital esteja de acordo com o processo de certificação digital oficial brasileiro. Ou seja, o ICP Brasil garantindo assim a autenticidade e integridade dos documentos.

Com a Simply é possível evitar fraudes no onboarding simplificando operações completas através de uma melhor experiência ao cliente com soluções de captura de dados e documentos, visão analítica e gerencial de captura, análise de documentos, prova de vida, integração com demais sistemas e muito mais. Acesse nosso site e conheça mais sobre nossas soluções!

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