Low Code: o que é, como funciona e vantagens

26.12.2022 | Tecnologia

A busca por agilidade e otimização de processos no ambiente corporativo é algo constante. E isso faz com que programas evoluam, assim como surjam novas abordagens que vão de encontro com essa necessidade. O Low Code é um bom exemplo disso.

Essa nova tecnologia surgiu para facilitar o desenvolvimento de softwares a partir de uma codificação mais simples, que usa técnicas e ferramentas específicas, assim como modelos pré-definidos.

Continue sua leitura e veja mais detalhes sobre o que é, como funciona e quais vantagens essa tecnologia pode oferecer para sua empresa!

Afinal, o que é Low Code?

Low Code trata-se de um software que permite aos programadores desenvolver aplicações com o mínimo de codificação possível. Com essa técnica é preciso pouca ou nenhuma programação manual para criar páginas ou aplicativos.

Ele facilita o desenvolvimento de soluções usando uma interface gráfica de usuário em vez da programação tradicional. Dessa forma, é excelente para empresas que buscam agilidade e redução de custos. Além disso, reduz a dependência por profissionais programadores altamente qualificados e cada vez mais escassos no mercado.

Com o auxílio de uma Low Code Development Platform (LCDP) pessoas com menos conhecimentos técnicos também podem programar. Nelas é possível desenvolver aplicações a partir de ações simples como arrastar e soltar. Assim, a codificação passa a ser algo secundário.

Low Code e No Code: entenda a diferença

Embora sejam termos parecidos e ambos lembrem agilidade e simplicidade no desenvolvimento de aplicações e páginas existem diferenças fundamentais entre o Low Code e o No Code.

Com o No Code é possível, em teoria, que qualquer pessoa consiga desenvolver projetos, mesmo sem saber nada de programação. Ou seja, não há a necessidade de programar.

Já o Low Code se trata de facilitar o trabalho dos desenvolvedores a partir de soluções prontas. Deste modo é possível acelerar o desenvolvimento de um software. Assim, nas plataformas que utilizam essa técnica existe a necessidade de programar, mas essa prática é feita com o mínimo de codificação possível.

Principais vantagens

A adoção cada vez mais crescente da abordagem Low Code nas empresas se deve porque ela oferece entre outras vantagens:

1. Democratização do desenvolvimento de software

A facilidade em usar aplicações desse tipo permite que qualquer pessoa sem grandes conhecimentos técnicos crie aplicações. Essa democratização do desenvolvimento permite que diferentes equipes dentro das empresas criem aplicações para a gestão das mais diversas áreas.

2. Possibilidade de personalizar ferramentas facilmente

Com o Low Code, membros de equipes sem perfil técnico também são capazes de fazer alterações no sistema. Com isso, o próprio time pode personalizar programas para atender as necessidades da sua empresa.

3. Baixo custo

Contar com um bom desenvolvedor não é uma tarefa simples nem barata. Isso porque os melhores profissionais demandam altos salários e estão ligados a grandes empresas da área.

Com a utilização de uma plataforma Low Code, até mesmo um desenvolvedor iniciante consegue customizar e criar programas bem como outras ferramentas úteis para o seu negócio. Ou seja, você terá ótimos resultados pagando muito menos.

Além disso, as ferramentas dessa tecnologia também podem contribuir para a digitalização de processos empresariais, no desenvolvimento de ferramentas de automação através de sua programação modular e lógica simplificada. E também na complementação de softwares mais complexos.

Por que as empresas estão migrando para plataformas Low Code?

Uma das maiores razões pelas quais as empresas estão migrando para o Low Code é a melhora na eficiência das equipes de TI. Antes os times eram grandes e utilizados para desenvolver e implementar qualquer tipo de software. Já com essa nova abordagem, as equipes especializadas podem ser mais enxutas, modernas e eficientes.

Deste modo, elas podem trabalhar estrategicamente para alavancar os negócios da empresa e, consequentemente, aumentar a vantagem competitiva.

Existem ainda outros motivos para uma empresa migrar para o Low Code. Ainda mais com a popularização da digitalização dos serviços e a transformação digital nas empresas.

Para começar, esta é uma solução que permite aos gestores acelerar a digitalização dos seus processos. Com isso, ela também auxilia na integração de sua equipe e a mantém em plena conexão com os clientes.

Além disso, um levantamento feito pela Gartner aponta que cerca de 76% das empresas já aderiram a essa solução para otimizar a produtividade da sua equipe. E 67% delas buscam essa solução para economizar tempo e ganhar mais mercado. Isso sem falar que 63% das corporações tem o intuito de automatizar os processos.

Com o aumento da demanda de tecnologias mais modernas, o Low Code ficou ainda mais interessante, já que consegue desenvolver aplicativos e softwares mais rapidamente entregando serviços e produtos para milhares de pessoas pelo mundo todo.

Motivos para adotar uma plataforma Low Code

A tecnologia Low Code é uma solução que pode oferecer vários benefícios, não só para as equipes de TI, mas também para as organizações.

Através de seus módulos pré-fabricados e interface de programação visual, o Low Code consegue facilitar processos de criação de aplicações, até mesmo entre profissionais experientes.

Além disso, investir nessa ferramenta também significa agilizar processos, permitindo a equipe identificar falhas com mais facilidade, além de produzir mais em menos tempo.

Como resultado, gera-se menos custos operacionais e, consequentemente, possibilita uma maior economia a longo prazo para as empresas. Isso sem contar no ROI das plataformas low code que geralmente ocorrem em um curto espaço de tempo.

Veja a seguir outros motivos para você adotar uma plataforma Low Code no seu negócio sem hesitar:

  • Viabiliza automação de testes: além de desenvolvimento de processos com mais agilidade, as plataformas Low Code também permitem que você realize testes automatizados para detectar falhas e corrigi-las rapidamente, sem prejudicar o fluxo de trabalho da sua equipe;
  • Garante maior escalabilidade: com a plataforma é possível criar aplicativos e serviços escaláveis que atendam com simplicidade, eficiência e segurança as demandas do negócio;
  • Facilidade de adaptação de soluções: com o Low Code é possível integrar com mais facilidade soluções para outras áreas e processos, sem a necessidade de criar programas ou reiniciar operações do zero;
  • Modelos visuais: os processos são apresentados em modelos visuais antes de serem finalizados, para que seja possível ver o produto antes de lançar códigos de desenvolvimento.

Quando se trata de empreender inovação é uma palavra de ordem. Portanto, é importante que empresas de todos os tamanhos estejam cientes e aproveitem as oportunidades trazidas pelo Low Code.

S-Works: a solução low-code da Simply!

Você já conhece o S-Works da Simply? É uma solução low code especialista em automatizar regras e orquestrar integrações/APIs. Nela você pode construir workflows e configurar suas regras sem a necessidade de codificação através de uma biblioteca de métodos e artefatos prontos e parametrizáveis.

Além disso, permite a parametrização das integrações sem a necessidade de realizar codificações. Trazendo independência para integrar e substituir fornecedores.

Tudo isso em um sistema com alta escalabilidade que suporta alta volumetria de processamento e traz o monitoramento completo para acompanhar a performance real dos fornecedores, identificação de gargalos e disparar alertas.

Quer saber mais? Fale agora com nossos consultores!


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">Portal DigiTips</a>

Escrito por: Portal DigiTips

Seu Portal completo com todas as notícias, dicas e tendências de tecnologia para fortalecer a estratégia de inovação do seu negócio.

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados