Tudo sobre o Onboarding digital: entenda a estratégia

25.03.2019 | Sem categoria

A digitalização das rotinas corporativas nos últimos anos mudou a forma como executamos vários processos. No caso do processo de cadastro de novos clientes, essa tendência ganhou o nome de onboarding digital.

Trata-se de um auxílio para que as companhias criem processos de relacionamento com o consumidor mais integrados, digitalizados e inovadores. A empresa ganhará agilidade na coleta e avaliação dos dados do cliente, tendo mais chances de garantir que a venda se concretize.

Diante de tais fatores, o investimento no onboarding digital pode ser visto como uma forma simples de tornar o negócio mais eficaz e competitivo. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura!

O que é o onboarding digital?

Onboarding digital é o nome dado à aplicação da Transformação Digital nos processos de cadastro de novos consumidores. Em outras palavras, trata-se de investir em tecnologias que permitem um maior nível de automação e digitalização das rotinas de coleta, filtragem, verificação, armazenamento e gestão das informações de seus clientes e parceiros comerciais.

Inicialmente ligado ao mercado bancário, o onboarding digital já faz parte do dia a dia de negócios de várias áreas. Entre as principais, podemos apontar:

  • laboratórios;
  • planos de saúde;
  • companhias de energia;
  • seguradoras;
  • financeiras;
  • casas de câmbio.

Como o onboarding digital funciona na prática?

Quando o negócio investe no onboarding digital, todas as etapas do cadastro de consumidores passam a ser digitalizadas para reduzir erros e prazos. A coleta de informações dos documentos, por exemplo, contará com o OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que facilita a busca pelos registros em momentos posteriores.

Além disso, a integração de cada registro com outros sistemas será automatizada. Portanto, a companhia terá mais dados para trabalhar a experiência do cliente e garantir sua fidelização a médio e longo prazo.

Quanto maior a quantidade de informações disponibilizadas para análise de modo centralizado, mais fácil fica avaliar o perfil do consumidor e identificar a melhor maneira de formular a estratégia comercial da empresa.

Como exemplo, podemos citar um grande hospital. Investindo no onboarding digital, o gestor buscará meios que permitam levar ao ambiente digital o máximo de informações sobre cada paciente, como dados cadastrais e histórico de atendimento no local. Para tanto, as seguintes ferramentas serão adotadas:

  • OCR, que permite coletar dados das fichas de prontuários sem que uma pessoa tenha que digitar cada atendimento manualmente (algo que aumenta o prazo da mudança);
  • banco de dados, para salvar todos os registros de modo centralizado;
  • CRM, para visualizar e compartilhar registros sobre cada paciente;
  • infraestrutura de cloud computing, para facilitar a gestão das soluções de TI sem que ocorra um excesso de gastos.

Seguindo esses passos, o hospital conseguirá levar todos os dados de seus pacientes atuais, futuros e antigos para o ambiente digital. Assim, ficará mais fácil melhorar os processos de atendimento, criar estratégias de suporte eficazes e identificar quais são as melhores formas de atender a demandas externas.

Que vantagens o onboarding digital traz para um negócio?

O onboarding digital traz uma série de benefícios para o negócio e o cliente. Em resumo, cada impacto positivo contribui para que o negócio tenha um fluxo de trabalho mais eficiente e o consumidor estabeleça uma melhor relação com a companhia. Confira os principais ganhos abaixo!

Redução de riscos

Com a maior digitalização dos dados dos clientes, as companhias podem identificar situações de risco mais rapidamente. A análise de crédito de uma financeira, por exemplo, conseguirá utilizar mais registros para avaliar o perfil de investimentos de uma pessoa e, assim, definir a melhor estratégia de ação.

Já um plano de saúde identificará, com um número maior de fatores, qual é o perfil de cada paciente. Assim, a organização conseguirá formular planos mais adequados e com um melhor custo-benefício.

Aumento de produtividade

A digitalização de rotinas também gera ganhos de produtividade. A companhia necessitará de menos tempo para cadastrar seus consumidores no banco de dados.

Como consequência, todos os profissionais responsáveis pelo relacionamento com os clientes terão mais produtividade. Os vendedores, por sua vez, conseguirão aproveitar uma oportunidade de negócio com maior agilidade.

Já o profissional de suporte levantará mais informações durante o atendimento ao consumidor. Isso facilitará a identificação da melhor estratégia de ação em cada cenário. Como resultado, o atendimento ganha qualidade e capacidade de fidelizar o cliente.

Melhor experiência para o cliente

Para o público, o maior benefício do onboarding digital é a possibilidade de otimizar sua relação com a marca. Em todos os momentos nos quais o consumidor precisar lidar com a companhia, os atendimentos serão mais adequados ao seu perfil e capazes de entregar respostas inovadoras e flexíveis aos problemas apresentados.

Isso permite que relações mais profundas e duradoras sejam mantidas entre as empresas e seus clientes. Trata-se de um ponto crítico para fidelizar pessoas, pois, quando o atendimento é de alto nível, o consumidor se mantém conectado à companhia mesmo que suas demandas não sejam atendidas.

Diminuição de custos

O onboarding digital também elimina custos operacionais. O primeiro corte de gastos será com a possibilidade de digitalizar o armazenamento de informações, que poupará despesas com espaço para guardar e realizar a manutenção de pastas de cadastro.

Além disso, a companhia terá uma maior integração com seus registros. Todos os times poderão acessar, a partir da mesma base de dados, as informações dos clientes que forem pertinentes. Dessa forma, erros operacionais se tornam menos frequentes e a empresa fica mais eficiente.

Transformação Digital está criando uma série de negócios profundamente digitalizados. As rotinas passaram a ter a tecnologia integrada às suas principais bases, reduzindo custos, melhorando o nível de integração interna e facilitando a troca de dados. Além disso, as empresas vêm se mostrando mais flexíveis e dinâmicas.

Os impactos, como apontamos, passam por todos os processos. Isso mudou de maneira profunda a experiência do consumidor: ele está mais conectado à marca e, ao mesmo tempo, exige serviços alinhados com suas demandas. Diante disso, há a necessidade de modificar todos os processos que influenciam sua experiência.

O onboarding digital é uma das estratégias mais inteligentes e inovadoras nesse sentido. Adotando-o, a companhia consegue otimizar o atendimento ao cliente a partir do primeiro contato, criando uma jornada de compras mais ágil, segura e capaz de gerar novas vendas.

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Escrito por: flavia.sqdigital

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