Por que ser uma empresa orientada a dados?

8.08.2022 | Sem categoria

Com os processos cada vez mais digitalizados, os dados se tornaram um dos ativos mais valiosos para as empresas. Contudo não basta apenas possuir uma boa base de dados. Mais do que isso é preciso saber como usá-los a favor da organização.

Ser uma empresa orientada a dados vai muito além do que reconhecer a importância de coletar dados. Significa extrair os dados certos, analisá-los e a partir deles gerar insights para solucionar problemas, identificar oportunidades de negócios e, sobretudo, garantir uma melhor experiência para o cliente.

Continue lendo e saiba mais sobre a importância de ser uma empresa orientada a dados, quais os impactos disso na experiência do cliente e como a tecnologia pode ajudar as empresas no tratamento de seus dados.

Qual a importância de ser uma empresa orientada a dados?

Ser uma empresa que traz os dados como a base central de suas estratégias é importante por vários motivos.

Os dados certos e tratados da forma correta permitem a uma empresa:

  • Tomar decisões de forma mais rápida e assertiva, o que contribui para elevar sua produtividade no dia a dia;
  • Otimizar sua capacidade de inovação para oferta de produtos e serviços melhores e mais completos;
  • Oferecer maior transparência no processamento das informações, operando em conformidade com as diretrizes da Lei Geral de Proteção dos Dados;
  • Fazer projeções futuras e análises preditivas mais assertivas, o que contribui para um planejamento estratégico de médio e longo prazo mais coerente.

Todos esses benefícios ajudam a potencializar a competitividade das empresas, além de serem cruciais na hora de definir qual organização irá sobreviver e prosperar.

O impacto dos dados na experiência do cliente

Melhorar a experiência do cliente é o que toda empresa deseja, sobretudo as que integram o mercado financeiro. Com uma cultura baseada em dados isso é totalmente possível.

Usar dados de forma inteligente, permite que bancos e instituições financeiras tenham uma visão 360° de seus clientes. Ou seja, eles passam a conhecer melhor quem é seu público, bem como seus interesses e demandas. Assim, formulam estratégias centradas nessas informações para garantir serviços hiperpersonalizados.

Além disso, usando as tecnologias certas para análise de dados comportamentais é possível definir melhor as personas dos clientes.

Como consequência, a empresa eleva o potencial de suas estratégias de user experience. Mais do que isso, elas conseguem ampliar o alcance da marca, otimizar suas campanhas de marketing e até elevar sua taxa de conversão.

A tecnologia no tratamento dos dados

Segundo o World Retail Banking Report (WRBR) 2022, cerca de 95% dos bancos operam usando recursos tecnológicos desatualizados.

Contudo, se a intenção é converter o uso de dados em vantagens competitivas para a empresa é crucial contar com uma infraestrutura tecnológica adequada para o tratamento das informações.

Do contrário, os dados – um dos maiores ativos para uma empresa, podem se tornar a grande barreira para sua transformação digital. Pelo menos é o que revela um estudo feito pela Forrester Consulting. Segundo este estudo, 70% das empresas coletam mais dados do que sua capacidade de processamento.

Para evitar que esse tipo de problema aconteça, o segredo está no uso estratégico da tecnologia na coleta, processamento e armazenamento dos dados.

Atualmente, ter uma plataforma de dados, ajuda a unificar melhor essas informações. Um sistema de gestão como o CPD (Customer Data Platform), por exemplo, pode ser usado para coletar informações de clientes em diferentes canais e reuni-los em um só lugar.

Desse modo, é possível criar um perfil mais completo e consistente de cada cliente a partir de tecnologia de machine learning. Mas o que isso significa?

Com o tratamento dos dados a partir dessa tecnologia, é possível:

  • Identificar com mais facilidade a forma como o consumidor se comporta e interage;
  • Tornar suas estratégias de marketing mais personalizadas e assertivas;
  • Identificar clientes de valor;
  • Ampliar o alcance de suas campanhas.

Portanto, com a infraestrutura tecnológica certa, é possível aproveitar ao máximo os dados para melhorar a experiência do usuário, tornar seus processos mais ágeis, flexibilizar operações e garantir uma posição privilegiada em um mercado cada vez mais competitivo.

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Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

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