Inclusão Financeira: entenda sua importância e o que esperar para o futuro

23.08.2021 | Tendências

Os desbancarizados, pessoas sem acesso aos produtos bancários, ganharam ainda mais relevância durante a pandemia de Covid-19 já que as desigualdades financeiras no país ficaram ainda mais evidentes. Contudo, algumas tentativas no sentido de diminuir tais desigualdades foram feitas e entre elas, as Fintechs são a principal aposta da inclusão financeira.

Veja nesse artigo mais informações sobre a importância das ações de inclusão financeira no país e o que esperar dessa prática para os anos que estão por vir. Confira!

Importância da inclusão financeira no Brasil

Em meio as mudanças sociais aceleradas pela transformação digital e decorrentes da pandemia de Covid-19, a inclusão financeira passou a ser um dos objetivos principais de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Por conta disso, o tema foi incluído na agenda financeira de prioridades dos diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

Diante disso, as empresas vêm tomando ações com o objetivo de diminuir o número de desbancarizados e assim alavancar a inclusão digital entre essa população. Tais ações, são importantes para que essas pessoas sejam incluídas na era digital e tenham acesso facilitado a serviços bancários como a concessão de créditos e de investimentos.

Número de desbancarizados no Brasil

Apesar das ações na tentativa de alavancar a inclusão financeira no Brasil, como a concessão do auxílio emergencial, tal feito ainda é um desafio no Brasil. Isso porque, mesmo com a era digital batendo as portas de todos e com a queda no número de desbancarizados notada durante a pandemia em 2020, o número de pessoas sem acesso ao banco ainda é alto.

Segundo os dados do Instituto Locomotiva, 34 milhões de brasileiros não possuíam conta bancária ou usavam com pouca frequência em janeiro de 2021. Destes 34 milhões, cerca de 10% de brasileiros sem conta em banco são majoritariamente do interior do Brasil. E são compostos por mulheres, na faixa etária entre 18 a 29 anos, da classe D ou E, e formadas até o ensino fundamental.

Isso só comprova que os homens possuem maior participação no mercado de trabalho formal, que é movido por transferências bancárias. Além disso, o perfil predominante de desbancarizados no Brasil é decorrente de vários fatores. A falta de agências bancárias no interior, a falta de educação financeira, o alto custo do serviço, assim como a burocracia típica do setor são apenas alguns deles.

Papel dos bancos e fintechs na inclusão financeira

Quando o assunto é inclusão financeira, os bancos e fintechs possuem o mesmo papel que, segundo o Banco Central, é o de promover mudanças no sentido de aumentar a inclusão financeira no Brasil.

No entanto, por atuarem de forma tradicional e ainda burocrática, a relevância dos bancos no processo de inclusão financeira é menor do que das fintechs. Todavia, este é um cenário que vem mudando aos poucos, já que muitas instituições tradicionais vêm investindo nas fintechs.

A estratégia é também que os bancos façam parte do atual movimento de inovação de forma a estabelecer relações com parcerias e aportes financeiros. Já as Fintechs, por atuarem com foco na tecnologia e por estarem cada vez mais em ascensão são as principais responsáveis pela inclusão financeira no Brasil e em toda a América Latina.

O que esperar da inclusão financeira para o futuro?

Para o futuro espera-se que as fintechs e bancos contribuam ainda mais para a inclusão financeira no país por meio de uma união. Além das soluções tecnológicas já criadas como o PIX e o Open Banking, a expectativa é que as instituições realmente deem aos novos clientes chances de cuidar do seu dinheiro assim como os clientes bancários já fazem.

Dessa forma, espera-se que tais soluções possam levar autonomia, chances de crédito com menor burocracia e taxas mais atrativas do que as tradicionais. Além disso, espera-se que os clientes decorrentes da desbancarização, autônomos ou não, possam ter mais flexibilidade na gestão das suas finanças pessoais e assim sejam incluídos no mercado financeiro.

Agora você entendeu a importância da inclusão financeira! Aproveite e compartilhe este post com seus amigos para que assim eles também entendam sobre essa importante questão. Assine também nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados

Tendências em IA para 2024: Saiba quais são!

Tendências em IA para 2024: Saiba quais são!

Desde que surgiu, a Inteligência Artificial desempenha um papel vital como catalisadora da inovação em diferentes setores, inclusive no financeiro. Desse modo, mais do que nunca, acompanhar as tendências em IA à medida que 2024 se aproxima é de suma importância para...