Tecnologia Bancária 2021: Mobile, PIX e Open Banking

28.06.2021 | Tendências

* As imagens deste artigo foram retiradas na íntegra da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2021 da FEBRABAN.

A Deloitte e a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) apresentaram a 29ª edição da mais abrangente pesquisa sobre tecnologia bancária do Brasil. 

O levantamento mapeia as principais estratégias dos bancos para lidar com o impacto da pandemia e se adequar a mudanças regulamentares abrangentes, como o Pix e o Open Banking. Tecnologias como inteligência artificial, cyber e cloud vêm acelerando a adoção de uma nova forma de trabalhar, ofertar produtos e se relacionar com os clientes.

Continue a leitura e acompanhe os principais destaques da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2021 (ano-base 2020), divulgada no CIAB FEBRABAN 2021 – principal evento de tecnologia bancária brasileiro.

Transações Bancárias e a Experiência dos Clientes

As transações bancárias tiveram um crescimento de 20%, o maior dos últimos anos, e o mobile banking torna-se o canal dominante, representando mais da metade do total das transações bancárias.

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Canais Digitais

Os canais digitais seguem em expansão, enquanto os canais tradicionais perdem espaço na composição do total de transações:

  • Juntos, os canais digitais (internet banking e mobile banking) concentram 67% de todas as transações (68,7 bilhões);
  • A quantidade de transferências bancárias nos canais digitais foi 14 vezes maior que a quantidade dos canais físicos;
  • 85% dos pagamentos de contas são realizados nos canais digitais, representando 8 em cada 10 pagamentos de contas e 9 em cada 10 contratações de crédito;
  • O ritmo de abertura de contas e relacionamento com clientes pelos meios digitais continua em plena ascensão, com 90% de crescimento.

Mobile Banking

As transações com movimentação financeira no mobile tiveram um salto de 64% em 2020, impulsionadas pelo contexto da pandemia e do auxílio emergencial. Esse crescimento foi tão expressivo que corresponde ao total das transações de um canal relevante, como o internet banking.

Além disso, praticamente todos os tipos de transações bancárias seguem em crescimento no mobile: contratação de investimentos (+63%), transferências/DOC/TED (+60%), pagamentos de contas (+51%), contratação de crédito (+44%). 

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O total de contas ativas no mobile banking mais que dobrou, mesmo sem considerar o efeito do auxílio emergencial, o crescimento teria sido de 39%.

Seguindo a mesma tendência, os clientes heavy users de mobile também mais que dobraram em 2020, passando de 35,7 milhões em 2019 para 76,3 milhões em 2020. Além disso, esses clientes acessam o mobile banking 2,3 vezes mais em relação à média de acesso dos demais clientes.

Apesar do mobile banking se consolidar como o principal meio de relacionamento dos bancos com os consumidores, a rede de agências mostra a sua importância nos atendimentos complexos como renegociações, câmbio e contratações de investimento.

Confira neste infográfico um resumo dos principais avanços do mobile banking no Brasil, baixe agora.

Investimentos em Tecnologia Bancária

Em 2020 os bancos aumentaram em 8% os investimentos em tecnologia em relação à 2019, totalizando 25,7 bilhões entre despesas (16,8 bilhões) e investimentos (8,9 bilhões). Isso porque, em um cenário desafiador de pandemia, foi a forma dos bancos de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar.

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Segundo a FEBRABAN, as tecnologias disruptivas ganham ainda mais prioridade nos investimentos em TI:

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A inteligência artificial centrada no atendimento ao cliente continua na pauta dos investimentos em tecnologias disruptivas, mas os processos operacionais como crédito e jurídico, também ganham maior prioridade, conforme abaixo:

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A segurança cibernética também aparece como investimento crítico para alavancar crescimento escalável, atender às novas regulamentações e apoiar o trabalho remoto. Segundo a pesquisa, 10% do orçamento de TI é dedicado à Cyber em 2020, com o objetivo de garantir transações com total segurança para os brasileiros. 

“Os resultados de nossa pesquisa, mais uma vez, mostram um investimento maciço da indústria bancária em tecnologia, usabilidade e oferta de novos serviços, em um ano extremamente desafiador, no meio da maior crise de saúde e com graves consequências econômicas no mundo inteiro. Continuamos com uma tecnologia bancária de ponta, inovadora, moderna, segura e acessível, o que permitiu que nossos clientes ficassem em casa e sequer precisassem ir aos bancos para pagar suas contas, conferir suas finanças, e tocar seus negócios.” – Isaac Sidney, presidente da FEBRABAN. 

Treinamentos de pessoas

Com as ferramentas de formação a distância, foi possível treinar mais pessoas com menor custo e maior eficiência. O número de profissionais treinados cresceu 51%, enquanto o valor investido nesses treinamentos diminuiu 50%.

Pix e Open Banking

O novo pagamento instantâneo brasileiro (Pix), que entrou em vigor em 16 de novembro do ano passado, transformou a jornada do cliente bancário e tem crescente adesão. Modernizando ainda mais a indústria bancária no Brasil, o crescimento médio mensal nas transações Pix foi de 62%, desde o seu lançamento até maio de 2021.

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Confira mais alguns dados sobre o Pix:

  • Três em cada quatro transações Pix são de pessoa para pessoa;
  • Duas em cada três transações Pix são realizadas por pessoas de 20 a 39 anos;
  • ampliou significativamente a sua participação na composição de transações bancárias, responsável por 30% delas, ganhando espaço sobre pagamentos via POS e transferências (DOC/TED);
  • As pessoas físicas têm uma aderência substancialmente maior ao Pix em comparação às empresas;
  • 519 mil dos 47,6 milhões de usuários cadastrados receberam mais de 30 Pix no mês de março.

Além da implementação do PIX, o Open Banking também veio para quebrar paradigmas. Sua chegada promete acelerar ainda mais as alianças dos bancos com parceiros (fintechs, big techs, varejistas, entre outros) para ampliar a opção de canais de distribuição e para agregar novos produtos ao portfólio.

No ecossistema de inovação, 87% dos bancos expandem suas parcerias e investem fortemente em experiência do usuário, priorizando empréstimos, meios de pagamento e onboarding de clientes:

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Por fim, com base na edição deste ano vemos, de forma consolidada, que os investimentos em tecnologia e o preparo dos profissionais garantiram a evolução dos serviços bancários, onde a inovação e as novas tecnologias impactam positivamente a experiência dos clientes.

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Quer ver a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 na íntegra? Clique aqui.

 


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">Portal DigiTips</a>

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