Cadastro de clientes: otimize seu processo utilizando a tecnologia OCR

14.12.2020 | Tecnologia

Ter um processo de cadastro de clientes efetivo é um grande dilema para muitas empresas. E sabendo que ele pode impactar diversas ações do dia a dia, essa importância aumenta ainda mais.

Atualmente, existem muitas tecnologias que buscam facilitar esse processo, sendo a tecnologia OCR uma das que mais se destaca. Combinada com a Inteligência Artificial, é possível reconhecer caracteres a partir de um arquivo ou imagem que podem ser escaneados, impressos ou escritos à mão. A tecnologia permite obter um arquivo em texto com dados estruturados que podem ser utilizados para diversos fins.

Logo, essa ferramenta é de extrema valia e traz ótimos benefícios para o cadastro de clientes. Que tal conhecer quais são essas vantagens? Siga a leitura e descubra todas elas!

O que é a tecnologia OCR?

OCR é a sigla referente a Optical Character Recognition (que em português, pode ser traduzido como Reconhecimento Óptico de Caracteres). A tecnologia, em linhas gerais, possibilita a conversão de documentos de várias espécies, como arquivos em PDF, imagens capturadas por câmera digital, papéis escaneados, entre outros, em dados que o usuário poderá pesquisar e editar através de um computador ou dispositivo similar.

Ele transforma a imagem obtida em um conteúdo legível e editável de letras, palavras ou frases — similar ao que estava no documento original. Como ainda não se tem uma literatura vasta para explicar com exatidão o que está por trás do reconhecimento óptico, a tecnologia se baseou em três mecanismos básicos da área para ser desenvolvida: integridade, fim e adaptabilidade. Juntos, eles compõem a base do OCR, permitindo que ele seja capaz de replicar informações de forma precisa.

A importância da automação do cadastro de clientes

onboarding é uma das etapas mais importantes da criação de uma relação com um cliente. Ele está presente em negócios de vários setores e, bem executado, pode ser o ponto-chave para fidelizar uma pessoa a uma marca. Por isso, a automação desse processo está sendo buscada como uma forma de dinamizar o envio, a leitura e o recebimento de informações.

Conheça as vantagens:

Produtividade

O cadastro de clientes é tido, normalmente, como uma tarefa burocrática e demorada. Ao utilizar a tecnologia OCR, ganha-se muito em produtividade e alta performance, pois ela ajuda a reduzir a burocracia e também o tempo gasto nessa atividade. Podemos dizer que com ela é possível fazer mais com menos, fator essencial para aumentar o alcance das operações.

Simplificação do cadastro

No setor financeiro, uma das maiores reclamações dos clientes é em relação à complexidade existente na hora de realizar um cadastro. O envio de alguns documentos é obrigatório e serve tanto para cumprir requisitos legais, como para dar maior segurança para a instituição.

Porém, isso não deixa de ser uma objeção para os clientes interessados, o que torna necessário simplificar esse cadastro. A tecnologia OCR é uma excelente aliada nesse sentido por minimizar o tempo gasto sem perder a margem de segurança necessária para se realizar um cadastro.

Assim, com a utilização do OCR, pode-se reduzir a quantidade de documentos solicitados, uma vez que, ao extrair dados dos documentos principais, tais dados podem ser utilizados para consultar outras informações. Por exemplo: ao extrair um CNPJ em um contrato social, pode-se consultar as informações dos sócios na receita, eliminando então a necessidade de solicitar outros documentos para fazer tal verificação.

Este exemplo pode ser ainda mais otimizado, se a consulta em questão for realizada de forma automática, utilizando uma ferramenta de automação de processos. Quer saber como? Veja como a Simply está automatizando processos de cadastro com sua plataforma de Onboarding Digital.

Redução de custos

Quando é possível fazer mais com menos, é natural ter uma redução de custos. É possível utilizar a computação em nuvem para escalar o processo e, assim, gerar menos despesas quando há um aumento na produção. E, por incrível que pareça, essa prática ajuda a reduzir os custos também para o cliente, pois uma entrega de documentos que antes precisava ser feita de forma presencial, agora pode ser feita remotamente.

Experiência do cliente

Se pegarmos vários conceitos citados, como menor tempo para realizar o cadastro e facilidade de envio dos documentos, e juntarmos com outros, como menor tempo para aprovação e maior agilidade na entrega do serviço, veremos que a tecnologia OCR maximiza a qualidade da experiência proporcionada.

Em um cenário de grande concorrência, essa soma de fatores representa grande vantagem competitiva e pode fazer muita diferença na obtenção de resultados melhores.

Redução de atritos

A ocorrência de atritos é algo normal no cadastro de clientes. Qualquer erro de inserção pode ocasionar sérios problemas. Isso pode acontecer tanto pelo preenchimento de algum dado errado por parte do cliente ou pela própria empresa na hora de colocá-lo no sistema.

Contar com a tecnologia OCR ajuda a reduzir esses atritos de maneira significativa, evitando possíveis dores de cabeça e até mesmo a perda de negócios por causa dos erros.

Agora que você já sabe como funciona a tecnologia OCR e como ela influencia positivamente no cadastro de clientes, é preciso dizer que a forma mais adequada de usufruir todos esses benefícios é contar com a ajuda de uma empresa especializada para encontrar os melhores meios de implementar esse processo com êxito.

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Escrito por: flavia.sqdigital

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