A importância do onboarding digital nas instituições financeiras

28.09.2020 | Tecnologia

O onboarding digital nas instituições financeiras é um dos temas mais debatidos atualmente. Esse conceito está revolucionando o setor, à medida que passa a ser feito de forma totalmente digital, gerando mais eficiência e segurança.

Nesse artigo vamos falar sobre o conceito de onboarding, demonstrando de que forma ele é relevante para as instituições financeiras. Apresentaremos também alguns dados de mercado, que ajudam a entender o impacto da digitalização desse processo.

Onboarding: conceito e importância

O onboarding é o conceito que define o processo de captura de clientes para produtos e serviços de uma determinada empresa. O onboarding digital é a transformação digital desse processo com a aplicação de tecnologias nesse processo, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, desde a captura de informações até a análise completa dos dados e documentos.

O crescimento do onboarding digital, realizado de forma automatizada, se deve a dois fatores em especial. Um deles é o avanço da inovação e transformação digital no mundo todo, criando novas oportunidades de mercado.

O segundo fator é a pandemia do COVID-19, que está acelerando as transformações em curso devido às medidas de distanciamento social e até mesmo lockdown que foram implementadas em diversos países.

Essas medidas estão contribuindo para uma mudança significativa no perfil de consumo. Os consumidores estão em busca de soluções digitais e compatíveis com as circunstâncias do mundo moderno.

Um processo em expansão

Apesar de o onboarding digital nas instituições financeiras já ser uma realidade, a tendência é que essa ferramenta seja adotada cada vez mais. A adesão é motivada pela relevância do conceito e necessidade de adequação ao mercado.

As pessoas estão realizando transações online com uma frequência impressionante. Estima-se que o crescimento dos pagamentos online será de 12,7% ao ano, com 726 bilhões de transações anuais até o final de 2020.

Eventos como a pandemia do COVID-19 apenas reforçam a transformação digital em curso no mundo todo. Nesse cenário, o a digitalização desse processo nas instituições financeiras permite o cadastro de novos clientes de forma automatizada, digital e muito mais segura.

Mais do que criar mecanismos que permitam integrar novos clientes, as empresas devem implementar estratégias para identificar esses clientes, checar e verificar os riscos de fraudes.

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Tecnologias em ascensão

Ao mesmo tempo em que os hábitos de consumo estão mudando, as tecnologias também estão evoluindo. Atualmente existem diversos sistemas de identificação digitais, personalizáveis e com excelentes resultados.

Nesse sentido, o onboarding digital nas instituições financeiras deixará de ser uma opção, passando a ser um recurso necessário para que as empresas do segmento consigam captar clientes e manter a sua competitividade.

As tecnologias atuais permitem que as instituições financeiras reconheçam novos clientes, garantindo, de forma paralela, a integridade dos dados, o que está em sintonia com as obrigações relacionadas à segurança e prevenção de riscos.

Dados de mercado

A implementação do onboarding digital nas instituições financeiras gera resultados expressivos. Mais de 50% dos consumidores afirmam que a probabilidade de solicitação de um produto financeiro aumenta quando o processo é integralmente digital.

As instituições financeiras estão atentas à essa oportunidade. De acordo com a pesquisa de tecnologia bancária da FEBRABAN, os canais online e mobile já representam os principais meios de comunicação dos bancos.

Ao mesmo tempo, essas instituições enfrentam novas regulamentações e novas responsabilidades, como a LGPD e o Open Banking, conceitos em implementação no contexto nacional.

Para alavancar os resultados, as instituições financeiras devem atualizar o onboarding digital, por meio de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, APIs abertas, Blockchain e Big Data.

Como transformar o seu onboarding

A transformação do onboarding digital passa pela definição de objetivos, identificação da relação entre o onboarding e experiência do cliente e definição das melhores tecnologias a serem implementadas.

Ainda de acordo com a pesquisa de tecnologia bancária da FEBRABAN, é preciso manter o cliente no centro de tudo, adotar uma abordagem segura baseada em resultados e ter uma visão de longo prazo e flexível.

Esses são os elementos básicos para a implementação e evolução do onboarding digital nas instituições financeiras.

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Além disso, é importante contar com um parceiro experiente no mercado e nas soluções oferecidas. A Simply é uma empresa de tecnologia com foco na transformação digital dos processos de onboarding de clientes.

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Escrito por: flavia.sqdigital

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