Tecnologia Bancária 2020: evolução do setor e impacto do Covid-19

6.07.2020 | Tendências

* As imagens deste artigo foram retiradas na íntegra da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 da FEBRABAN.

Todos os anos a FEBRABAN realiza a Pesquisa de Tecnologia Bancária que aborda principalmente a evolução das transações bancárias e nós como de praxe trazemos esse conteúdo de forma resumida e explicada a você.

Isto é, aqui será possível encontrar um panorama geral dos resultados, números, previsões e informações densas sobre o cenário atual dentro deste campo.

É importante ressaltar que essa pesquisa teve como base 22 bancos, que hoje representam 90% dos ativos da indústria bancária no nosso país. Ou seja, essa pesquisa reflete de maneira fidedigna a realidade encontrada por todo o setor bancário dentro do Brasil. Acompanhe!

Mobile Banking como canal chave antes e durante a pandemia

Segundo a pesquisa da FEBRABAN, as transações bancárias realizadas pelo mobile banking tiveram um aumento de 19% em 2020, com incremento de 41% nas transações com movimentação financeira. Esses números comprovam o crescimento constante e significativo desse canal, que pode representar em breve, a metade das transações bancárias.

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Mais do que isso, o crescimento do mobile banking demonstra também, cada vez mais, a adequação das pessoas a esse tipo de estrutura.

Outro ponto descoberto pela FEBRABAN é que um cliente do mobile banking acessa o seu banco em média 23 vezes ao mês, enquanto os Heavy Users costumam realizar um acesso mensal de até 40 vezes.

Panorama do crescimento das transações via mobile banking

A Pesquisa de Tecnologia Bancária mostrou que as transações realizadas pelo mobile banking estão crescendo de forma exponencial ao longo dos anos. Com crescimento registrado em todos os tipos pesquisados de transações, com destaque para as operações de depósito, seguros e investimentos.

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Para obter uma melhor compreensão, verifique os dados de transações bancárias feitas via mobile banking por ano, de acordo com as Pesquisas de Tecnologia Bancária da FEBRABAN:

  • 2015: R$11,2 bilhões;
  • 2016: R$18,6 bilhões;
  • 2017: R$25,3 bilhões;
  • 2018: R$33,1 bilhões;
  • 2019: R$39,4 bilhões.

Entre 2015 e 2019 houve um salto de 11 bilhões de transações bancárias para 39,4 bilhões. Aqui houve um aumento de pouco mais de 3x em um período relativamente curto de tempo. Além disso, o número de contas ativas com mobile banking cresceu 34% em 2019; e as pessoas jurídicas também aderem ao canal na mesma proporção.

Transações Bancárias

As transações com movimentação financeira seguem em crescimento nos canais digitais (internet banking e mobile banking) e nos pontos de venda no comércio (POS).

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Já as sem movimentação financeira migraram dos ATMs e do Internet Banking para o Mobile Banking e as agências mantiveram sua composição.

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O mobile banking durante a pandemia

A Pesquisa de Tecnologia Bancária deste ano também analisou os dados entre janeiro e abril de 2020 e constatou que houve um aumento de aproximadamente 22% nas transações realizadas via mobile banking em comparação com períodos anteriores. Estima-se que 67% das transações bancárias de pessoas físicas passaram a ser realizadas por meio do mobile banking só em abril.

Isto aconteceu principalmente pela migração de pagamentos e transações realizadas em agências, ATMs, PABs e contact centers para um canal digital seguro e prático. A explicação para isso é simples: o início da quarentena e das medidas de isolamento social devido à pandemia.

O principal ponto aqui é que essa tendência de aumento das transações mobile já vinha crescendo anteriormente e apenas obteve um salto maior em virtude da pandemia.

Em outras palavras, o que estamos vendo não é algo “fora da curva”, mas sim uma aceleração de um processo já existente.

Na prática, pode-se dizer que isso ajudará a fazer com que mais pessoas migrem para o digital, devido a mudança de costumes e principalmente pela percepção da facilidade e praticidade que é entregue pelo meio.

Confira neste infográfico um pouco sobre os hábitos dos bancarizados no novo normal (após o fim do isolamento social). 

Investimento em tecnologia: softwares e colaboração como estratégia central de inovação

Orçamento em tecnologia e treinamento de pessoal

A indústria bancária segue como o maior investidor privado em tecnologia, no Brasil e no mundo. O crescimento das despesas e investimentos em software confirmam que os bancos modernizaram seu parque tecnológico em 2019.

O orçamento dos bancos para tecnologia cresceu 24% em 2019, em comparação a 2018. O destaque é o crescimento de 48% em investimentos, e tudo indica que esses números só tendem a crescer nos próximos anos.

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Contudo, o investimento bancário não está somente ligado a tecnologia, os bancos continuam a investir na formação de seus times para responder à evolução do setor. Para se ter ideia, no ano de 2019 foram investidos:

  • R$107,3 milhões em treinamentos para pessoas em tecnologia;
  • R$17,3 milhões em treinamentos para pessoas em TI;
  • R$7,1 milhões para a formação de times ágeis.

Ao total, 188,4 mil pessoas foram treinadas para se adequarem as novas necessidades do mercado e se tornarem capazes de responder à evolução do setor como um todo.

Novas tecnologias

Segundo a FEBRABAN, os investimentos no uso das novas tecnologias no mercado bancário brasileiro aumentaram significativamente, o que pode ser verificado a partir dos seguintes dados:

  • 72% de aumento em investimentos relacionados a Inteligência Artificial;
  • Aumento de 35% em investimentos no Blockchain;
  • 35% de aumento em investimentos no RPA para processos de Backoffice;
  • Crescimento de 20% em investimentos relacionados a IOT (Internet of Things).

O mercado naturalmente objetiva se tornar mais inteligente tanto para a economia de recursos como também para poder prestar o melhor tipo de serviço para os seus consumidores.

Abaixo, detalharemos quais são os principais objetivos de cada um desses investimentos, para que você possa compreender melhor qual é a importância deles em um contexto mais abrangente.

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Inteligência Artificial

A cada ano que passa a inteligência artificial se apresenta como o grande foco de investimentos e o resultado deste ano não foi diferente. Segundo a pesquisa, a tecnologia é aplicada no processo de onboarding dos clientes, cuidando de toda a parte de coleta e validação de documentos.

Além disso, a conveniência para o cliente é o foco dos investimentos em inteligência artificial:

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BlockChain

Embora nenhum dos bancos entrevistados para a pesquisa tenha grandes avanços dentro do Blockchain, os mesmos já estão investindo muito nessa nova tecnologia.

O objetivo aqui é garantir que as estruturas bancárias se tornem mais seguras para todos aqueles que fazem uso das mesmas.

RPA para processos de Backoffice

O RPA consiste basicamente na implantação de robôs dentro da operação para que eles possam compreender o funcionamento dos sistemas e tenham a capacidade de acioná-los de forma automática.

IOT

A Internet das Coisas aparece pela primeira vez como nova tecnologia de investimento dos bancos. Isso porque com o avanço do 5G e combinada com inteligência artificial essa tecnologia ganha potenciais aplicações em:

  • Dados;
  • Computação em nuvem;
  • Experiência do cliente.

Movimento do Open Banking

O objetivo de uma estrutura de open banking é permitir que dados dos clientes sejam compartilhados, com seu consentimento, de forma que diversas estruturas bancárias possam ter acesso a eles.

Da mesma forma, o cliente acaba podendo realizar transações por meio das mais diversas estruturas, se tornando mais empoderado.

Nesse cenário, a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 mostrou que as principais estruturas bancárias estão realizando parcerias com startups, fintechs e big techs para conseguir oferecer aos seus clientes o melhor tipo de serviço possível e fomentar a inovação no setor. E esse panorama será potencializado com a chegada do open banking que vai forçar a indústria bancária a desenvolver uma estratégia de negócio baseada em ecossistema.

Além disso, os bancos consideram o lançamento de novos produtos e expansão das novas tecnologias como prioridade estratégica.

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Por fim, com base nessa pesquisa, não há como negar que as mudanças em relação ao mercado bancário caminham cada vez mais para a inovação e digitalização em uma velocidade impressionante.

Se você quer sempre ficar por dentro dessas mudanças e da Era da Transformação Digital, não deixe de acompanhar nosso Blog. Cadastre-se na nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades.

Quer ver a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2020 na íntegra? Clique aqui.


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