RPA (Automação Robótica de Processos): entenda a estratégia

21.10.2019 | Sem categoria

A automação robótica de processos (RPA) – do inglês Robotic Process Automation – já é uma realidade em diversos setores da atividade econômica, incluindo o mercado financeiro.

O emprego de robôs nas rotinas de trabalho vem reduzindo custos e riscos, deixando cada dia mais de ser um luxo para se tornar uma necessidade.

De acordo com dados divulgados pela Gartner, há uma previsão de que 90% das grandes empresas globais adotem a robotização de processos (RPA) até 2022.

Quer saber o que é e como a robotização de processos pode ajudar sua empresa? Continue a leitura e encontre:

  1. O que é RPA
  2. Principais benefícios
  3. O futuro dos profissionais de finanças
  4. Como implantar
  5. Ferramentas RPA

O que é RPA

O termo refere-se essencialmente a uma tecnologia voltada para a automatização de rotinas de trabalho, transformando a forma como dados e transações são processados.

Com a utilização de robôs capazes de interagir com sistemas e sites, é possível automatizar processos de busca e interações, de forma cada vez mais simples.

Essa tecnologia poupa os colaboradores de demoradas e repetitivas funções manuais, que requerem intervenções minuciosas, tais como realizar consultas de informações, validar dados e preencher formulários. Assim, a empresa pode adotar estratégias melhores na alocação de recursos e organização de pessoal.

Já em 2017, o Congresso Brasileiro de RPA estimava que a adoção dessa tecnologia pudesse gerar retornos sobre o investimento da ordem de até 800%, evidenciando a relevância do tema.

A origem

Embora seja uma tecnologia essencialmente disruptiva, também podemos entender RPA a partir da evolução natural e da convergência de três outras tecnologias: a da captura de telas, a da automação de fluxos de trabalho e a da inteligência artificial.

Esse movimento ganhou intensidade a partir dos anos 1990, mas apenas nos primeiros anos do corrente século o termo RPA passou a ser utilizado.

Os softwares de captura de telas surgiram pouco antes da explosão da internet e foram essenciais para estabelecer uma ponte entre os atuais sistemas e os sistemas legados não compatíveis. Com o tempo, os sistemas RPA também passaram a utilizar o recurso do reconhecimento ótico de caracteres (OCR).

Os sistemas de automação de fluxos de trabalho trouxeram uma interação mais eficiente entre as diferentes etapas de um processo produtivo, com importantes ganhos de produtividade e segurança no fluxo de informações.

Por sua vez, o desenvolvimento dos sistemas de inteligência artificial tem contribuído para reduzir a dependência que os processos têm da intervenção humana. Cada vez mais os softwares são capazes de tomar decisões de forma autônoma.

Entretanto, RPA é muito mais abrangente que a mera aplicação de cada uma dessas três tecnologias.

Na prática

A robotização de processos conta com robôs de várias gerações e funções, desde a automatização de funções de natureza repetitiva — 1ª onda robótica —  até a utilização de algoritmos de inteligência cognitiva — 5ª geração. Como vemos no infográfico abaixo:

Evolução Robótica

Com ela é possível aprimorar processos de cadastro nos mais diversos setores, no RH com as folhas de pagamento, na T.I. com os servidores e na administração em compras e pagamentos.

No mercado financeiro

Uma pesquisa entre fornecedores de soluções em RPA revelou que os investimentos nessa tecnologia para o mercado financeiro devem chegar à ordem de 1,2 bilhão de dólares em 2023, um crescimento superior a 400% em relação aos investimentos de 2018.

A avaliação predominante é a de que a presença dessa tecnologia no setor financeiro está ainda em um estágio inicial, com o uso de soluções de baixo desempenho. Muitos dados não estruturados estão disponíveis, porém sem ferramentas adequadas para explorá-las.

Além disso, há processos de trabalho de difícil mapeamento e ausência de estratégias mais efetivas de implementação. De qualquer forma, já existe uma gama de aplicações para a RPA no setor. Por exemplo:

  • Robôs já apresentam elevados índices de precisão na análise de tendências para compra e venda de ações;
  • Os chatbots, cada vez mais presentes nos sites e nas redes sociais, também são uma extensão da RPA. O nível do atendimento prestado por essas máquinas a clientes e visitantes vem ganhando complexidade e abrangência;
  • Na atualização de dados de clientes, formulários por ele preenchidos já são tratados de forma automática por ferramentas RPA, sem intervenção humana;
  • Ferramentas RPA também se mostram bastante apropriadas para a emissão de relatórios de conformidade e atividades típicas de back-office.

Os principais benefícios

Quantos contratos uma instituição financeira recebe e analisa diariamente? Agora, imagine reduzir o tempo da análise de documentos em 90%.

A tecnologia RPA beneficia a produtividade porque reduz a demora nas tarefas e lida de forma precisa com grande volume de informações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Imagine uma atividade mecânica como alimentar a base de dados. É comum o ser humano se enganar na anotação dos números, refletindo em relatórios e análises equivocadas.

Com a robotização de processos esses mecanicismos ganham maior eficiência, são efetuados com menos erros e mitigando riscos, motivos pelos quais o procedimento fica muito mais seguro.

Além disso, esse sistema promove outros benefícios:

  • multitarefa e flexibilidade;
  • implementação em ciclos menores;
  • monitoramento de dados;
  • novas métricas de desempenho;
  • gestão centralizada;
  • melhor governança corporativa.

Um relatório da Capgemini também aponta como vantagens a redução de custos entre 10% e 25%, e um aumento de escalabilidade entre 30% e 50% com a utilização de Inteligência Artificial — pois grande quantidade de informações é manipulada continuamente de maneira uniforme com a RPA.

Um exemplo de integração pela robotização de processos

Para exemplificar como essa tecnologia se integra à realidade empresarial, considere o caso de crédito consignado ao servidor público, cliente da sua instituição financeira.

As informações, como a consulta de margem e averbação, podem ser controladas pela robotização de processos, que recolhe informações externas, em bases de dados públicas e websites, e internas do sistema ERP, para analisar, aprovar e gerir o contrato negociado.

Ela verifica a condição do contratante perante os órgãos de proteção ao crédito e tribunais, preenchimento dos requisitos legais, taxas de juros e amortização, dentre outros elementos.

Assim, os contratos firmados são melhor redigidos e acompanhados, além de gerarem dados que retroalimentam o sistema da empresa.

Além disso, a integração com softwares e tecnologias internas e externas admite negociações mais rápidas e confiáveis.

Por exemplo, a ferramenta Mining interage com sites internos e externos de forma online, permitindo a automação de busca e o preenchimento eletrônico de informações, além de compor o Score do cliente com informações dos Tribunais de Justiça, através da consulta de processos judiciais movidos por qualquer pessoa (CPF) ou empresa (CNPJ).

Como consequência, isso facilita tanto o trabalho das auditorias quanto o cumprimento das normas de compliance, efeitos que reverberam no desempenho corporativo.

O futuro dos profissionais de finanças

Diante de tantas possibilidades de inovação, é inevitável que muitas tarefas hoje executadas por pessoas venham a ser automatizadas. O que um profissional da área de finanças pode fazer em relação a isso?

A introdução de inovações não é exatamente uma novidade no setor. Nos anos 1980, a área viveu a chegada das planilhas eletrônicas, que modificaram substancialmente a maneira como as pessoas trabalhavam. Nos anos 1990, os sistemas ERP também incorporaram diversas tarefas até então manuais.

Em todos os casos, e isso vale também para o momento atual, profissionais que buscaram atualização de conhecimentos e domínio de novas ferramentas encontraram seu lugar no mercado de trabalho.

Assim, é importante que os profissionais da área de finanças busquem conhecimentos sobre Data Analytics, Inteligência Artificial e RPA. Por mais que essas tecnologias avancem na automatização de processos, continua a existir a necessidade de mentes analíticas que saibam fazer bom uso de toda essa capacidade.

Como implantar RPA nas empresas

Muitos gestores se veem tentados a levar determinadas tecnologias para dentro de suas empresas. Entretanto, é preciso avaliar criteriosamente quais mudanças devem ser implantadas, sem que isso se torne um processo traumático.

O sucesso na implantação da RPA está muito ligado a fatores como:

  • Um bom planejamento, com a clara identificação de:
    • Quais processos internos da empresa têm mais necessidade de melhorias;
    • Quais benefícios efetivos seriam obtidos com a introdução de determinada tecnologia;
    • Quais oportunidades uma determinada tecnologia pode proporcionar.
  • Uma boa comunicação, com o alinhamento de expectativas entre TI e áreas de negócios, além de uma conveniente preparação para a assimilação de uma nova cultura;
  • A escolha de um bom parceiro, que não apenas forneça as soluções requeridas, mas que também participe das etapas de planejamento do projeto.

No exterior, já há empresas utilizando robôs para monitorar tarefas e assim gerar dados que serão utilizados no mapeamento dos processos e na identificação das tarefas a serem automatizadas.

Interessado em ferramentas RPA para sua empresa?

A robotização de processos é uma revolução já iniciada e de futuro promissor: ela melhora a eficiência operacional de sua empresa e competitividade no mercado. A necessidade de se aliar à tecnologia é imediata e se traduz em resultados satisfatórios tanto para a corporação quanto para os clientes.

No mercado há 13 anos, a Simply trabalha com os mais avançados conceitos e soluções em tecnologia, oferecendo soluções em captura de dados e documentos, análise de documentos com OCR e IA, automação de fluxos e data mining com uso de robôs.

Os profissionais altamente capacitados da Simply têm a experiência e o conhecimento das melhores práticas de mercado para fomentar a transformação digital de seus clientes.

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