6 tendências nos meios de pagamento

28.12.2020 | Tendências

Não são só os produtos que compramos que estão cada dia mais tecnológicos. Os meios de pagamento também estão se transformando, com formas modernas e digitais, revolucionando nossas experiências de compra.

São diversas as opções que surgem para substituirmos as moedas, cédulas e cartões. Acompanhe neste post o avanço dos meios de pagamento e conheça 6 tendências nesse segmento.

Um panorama geral dos meios de pagamento

Quando pensamos em meios de pagamento, vem à cabeça: dinheiro, cartão de crédito, débito e boleto bancário. No entanto, com o avanço da tecnologia e o crescimento dos meios digitais, novas formas estão surgindo e ganhando espaço no mercado.

As empresas de meios de pagamento já ocupam um lugar de destaque na economia global, oferecendo serviços e soluções que vão de encontro aos produtos bancários. Além disso, essas empresas tendem a representar maior concorrência aos bancos até 2025 do que as varejistas e big techs.

Um estudo da Worldpay prevê maior adesão às transações digitais ao redor do mundo, acompanhada de uma redução do uso de dinheiro físico. Para se ter uma ideia, estima-se que, no futuro, menos de 5% das transações serão feitas em dinheiro.

Além disso, espera-se um leve aumento no uso dos cartões de crédito e débito, que ainda assim devem continuar representando quase metade dos gastos até 2023.

Já no online, a expectativa é de que os meios de pagamento digitais superam os físicos no mesmo período. Agora, com a chegada do PIX e do Open Banking essa previsão deve se intensificar ainda mais.

BAIXE AGORA ESTE EBOOK e descubra as Tendências do Mercado Financeiro para 2021!

As tendências nos meios de pagamento

1. Pagamento Mobile

O pagamento mobile (ou mobile payment) é qualquer pagamento feito por um dispositivo móvel. Com a chegada das fintechs e o avanço dos aplicativos mobile, as empresas mudaram as suas operações para os ambientes digitais. Segundo pesquisa da Febraban, atualmente as transações de pagamentos feitas pelo mobile banking cresceram 39% no ano de 2019, totalizando mais de 2 milhões desse tipo de transação.

O fato é que essa modalidade de pagamento só cresce. No Brasil, já superamos a marca de um smartphone por habitante e o país conta com 220 milhões de smartphones ativos. E ainda, o brasileiro não usa o smartphone somente para as redes sociais, 74% usam em pelo menos uma etapa de compras online.

Agora, com a crescente necessidade de menor burocracia, maior segurança e praticidade nos pagamentos as empresas que focarem seus negócios para oferecer diferentes tipos de pagamento pelo celular, como o uso de diferentes apps, irão conquistar seu espaço mais facilmente.

2. Carteira Digital

A Carteira Digital, também conhecida como e-Wallet, é uma das maiores tendências dentre os meios de pagamento no mundo todo. Trata-se de uma solução eletrônica que armazena dados financeiros e pessoais, possibilitando transações de forma prática e instantânea por meio de dispositivos eletrônicos.

É um método muito conhecido por facilitar as compras online, mas também podem ser utilizadas no ponto de venda. Algumas das mais conhecidas no Brasil são as principais carteiras digitais são o PayPal, o PagSeguro, o Samsung Pay, o Apple Pay e o Google Pay.

As carteiras digitais podem usar duas tecnologias principais para fazer essas transferências de crédito ou dinheiro: o QR Code ou o NFC (pagamento por aproximação). Ambas funcionam de maneira diferente.

  • Pagamento por Aproximação: funciona por meio da tecnologia de NFC, que permite a troca de informações entre dois dispositivos ao se aproximarem. Essa tecnologia (NFC) pode ser instalada em smartphones, pulseiras de pagamento, tablets e cartões digitais. E, para funcionar, basta que os dispositivos possuam essa tecnologia, e que o consumidor tenha cadastro em uma plataforma de pagamentos, como Android Pay e Apple Pay, por exemplo.
  • QR Code: precisa que o smartphone leia um código com a câmera para finalizar o pagamento.

3. Pagamento Instantâneo

O Pagamento Instantâneo é uma forma de transferência de fundos entre contas, realizada em tempo real, em que a efetivação da ordem de pagamento por parte do emitente implica no imediato recebimento dos recursos pelo favorecido.

Lançado em novembro, o PIX irá substituir as transações que hoje são realizadas por TED e DOC, terá baixo custo e funcionará via QR Code.

4. Biometria

Quem se preocupa com a segurança das transações financeiras, certamente vai se interessar pela opção de pagamento utilizando a biometria. Seja facial, de retina ou por impressão digital, o reconhecimento biométrico garante que só você terá acesso à sua conta bancária.

Essa funcionalidade já é comum nos caixas eletrônicos de diversas instituições bancárias, mas a promessa é de que, em breve, será possível pagar suas compras direto nos estabelecimentos por meio da biometria. Assim, você poderá fazer seus pagamentos de maneira mais prática, evitando os problemas que esquecer a senha do cartão pode causar.

5. Reconhecimento facial

A tecnologia de reconhecimento fácil (ou Identity Check Mobile) é um método de biometria usada em 14 países e em implantação no Brasil. Consiste no uso do reconhecimento facial como meio de pagamento. Algumas empresas já estão em fase de projeto-piloto e pretendem disponibilizar essa opção aos seus clientes em breve. É o caso do Banco Santander, que está realizando testes em parceria com a Mastercard e a Dafiti. Uma das vantagens destacadas é a perspectiva de redução de fraudes.

6. Criptomoedas

As criptomoedas ou moedas digitais vêm conquistando cada vez mais adeptos. Seu uso é simples: com uma carteira digital composta por moedas digitais as transações são realizadas pela conta do usuário, com a geração de senhas de acesso, como os tokens por exemplo, que geram códigos que se caracterizam pela segurança, pois são gerados para serem usados uma única vez.

Por fim, entendemos que o futuro dos meios de pagamento está totalmente ligado à tecnologia. Por isso, seu negócio precisa estar preparado desde agora, nessa intensa transformação digital que estamos vivendo.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba semanalmente em seu e-mail novidades da era da Transformação Digital!


Escrito por: <a href="https://digitips.com.br" target="_blank">flavia.sqdigital</a>

Escrito por: flavia.sqdigital

banner-ebook-tendencias-tecnologicas-2024

Artigos relacionados

Tendências em IA para 2024: Saiba quais são!

Tendências em IA para 2024: Saiba quais são!

Desde que surgiu, a Inteligência Artificial desempenha um papel vital como catalisadora da inovação em diferentes setores, inclusive no financeiro. Desse modo, mais do que nunca, acompanhar as tendências em IA à medida que 2024 se aproxima é de suma importância para...